Como usar sua voz para compartilhar suas ideias?

Buscar

Como usar sua voz para compartilhar suas ideias?

Buscar
Publicidade

Opinião

Como usar sua voz para compartilhar suas ideias?

Ao identificar para quem falar, pense em como criar e, assim, transformar a sua ideia em algo que realmente seja inovador e atrativo ao outro


20 de agosto de 2021 - 18h41

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente? Por incrível que pareça, uma pesquisa realizada, em 2006, pelo psicólogo Campbell Leaper, da Universidade da Califórnia (EUA), mostrou que as mulheres falam, em média, 20 mil palavras por dia, frente às sete mil pronunciadas pelos homens. E como mulher, empreendedora e que se comunica muito todos os dias, faço uma outra reflexão: como você está utilizando a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Para que a sua mensagem seja entregue e compreendida com sucesso pelo seu principal público-alvo, é primordial que você perceba alguns pontos. Primeiro, a sua postura emite o melhor som que você pode? Nesse sentido, qual a ideia que você quer compartilhar com as pessoas ao seu redor? Perceber qual o seu lugar de fala e posição, pode ser uma das chaves para mensurar como e se a sua ideia está sendo compartilhada da melhor forma possível.

Para que a sua mensagem seja entregue e compreendida com sucesso pelo seu principal público-alvo, é primordial que você perceba alguns pontos (Créditos: Andrea Piacquadio/Pexels)

Além disso, mais do que transmitir, um passo antes: a importância do conteúdo que você precisa produzir. Ao identificar para quem falar, pense em como criar e, assim, transformar a sua ideia em algo que realmente seja inovador, atrativo ao outro. Vivemos na era da tecnologia, do digital. Um momento em que tudo precisa ser muito ágil, “para ontem”.

Mas veja bem, ter que fazer algo em ritmo veloz e “para ontem” pode ter pontos negativos também. As falhas de comunicação são os principais erros que uma pessoa pode cometer ao estruturar sua mensagem. Entenda quais são as principais falhas para uma pessoa, por exemplo, ao assistir seu conteúdo, desligue de você e vá para outro conteúdo completamente diferente.

Se isto está ou estiver acontecendo com você, pense o seguinte: será mesmo que você está falando direito, com a melhor dicção e articulação? Viver em um cenário pandêmico, em que o mundo corporativo está, dia após dia, incorporando, principalmente, o sistema híbrido de trabalho, praticamente nos obriga a estar presente em uma série de reuniões virtuais diariamente.

Com isso, se você não souber se portar e transmitir sua mensagem, sua ideia, seu pensamento corretamente, tenha a certeza de que não estará cumprindo sua missão. E não só nesta rotina virtual “insana”, mas em todo lugar. Saber se comunicar é algo inerente ao ser humano. Do primeiro choro ao nascer de um bebê até um último suspiro de vida, estamos nos comunicando. O ser humano precisa disso para sobreviver.

Portanto, analise o momento que você está. Simplifique sua mensagem, peça feedbacks e pense como trazer valor às suas ideias. Pessoas que se manifestam de forma aliada umas às outras, alcançam mais sucesso ao final do processo. Não tenha vergonha de falar. Se exponha, conte para o mundo as suas ideias. Você já sabe o que precisa dizer. Pense nisso.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais

  • Uma imprevisibilidade: os dispostos se atraem

    Apesar de todo conhecimento e tecnologia existentes, a pesquisa segue relevante na relação entre marcas e pessoas, ainda que nem sempre seja fácil engajar os respondentes