Crianças preferem videogame a esportes, segundo Ibope

Buscar

Crianças preferem videogame a esportes, segundo Ibope

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Crianças preferem videogame a esportes, segundo Ibope

Pais que praticam esportes estimulam os filhos a se exercitarem, além de oferecerem mais atividades extracurriculares aos pequenos


14 de setembro de 2016 - 14h12

Inseridas no mundo digital, as crianças de hoje colocam o videogame e os jogos online à frente de atividades recreativas ao ar livre, brincadeiras com os amigos e prática de esportes em sua lista de preferências. É o que afirmam 37% dos pais em pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, a pedido de Nebacetin, produto da Takeda Farmacêutica.

Os jogos eletrônicos despontam como atividade favorita das crianças, enquanto os esportes aparecem em 3º lugar. “O foco das crianças nas atividades online pode causar isolamento e até levar a atitudes agressivas, uma vez que elas estão deixando de exercitar, por exemplo, o trabalho em equipe, que é essencial neste momento da formação da personalidade”,afirma a psicóloga Daniella Freixo de Faria em comunicado da empresa.

A pesquisa também revela que 59% dos pais acreditam que os principais valores que o esporte proporciona aos seus filhos são a formação da personalidade (22%), sociabilidade (19%) e disciplina (18%). Por outro lado, apenas 3% dos pais acreditam que a prática esportiva ajuda também no desenvolvimento do controle emocional e a lidar melhor com as derrotas.

“O esporte é a chance de aprender a necessidade e benefícios de se seguir regras, que na vida é preciso muita dedicação e esforço para se conseguir o que deseja. É o momento de aprender a lidar com as frustrações, de entender seu papel como indivíduo e como parte do coletivo”, explica a psicóloga.

A sugestão de Daniella é não quebrar totalmente o vínculo com o digital, inserindo a prática esportiva na rotina das crianças. Uma dica da profissional é usar o celular durante uma brincadeira ou esporte. Com os recursos da câmera lenta (slow-motion) ou da velocidade acelerada (time-lapse) os pais podem filmar seus filhos em atividade e isso se tornar algo divertido para os dois.

A pesquisa também mostra que os pais que praticam esportes incentivam mais os seus filhos. Entre os que praticam alguma modalidade, 72% dos entrevistados disseram incentivar seus filhos no esporte, contra 50% dos que não mantém este hábito. Os pais que praticam esportes em geral são os que mais proporcionam atividades extracurriculares para os filhos, como aulas de idioma, música e artes.

Apesar de grande parte dos pais entrevistados conhecerem os benefícios da prática esportiva para o desenvolvimento dos filhos, um quarto deles concorda parcial ou totalmente que tem receio dos filhos se machucarem. Além disso, 20% dos pais concordam total ou parcialmente que evitam que os filhos pratiquem atividades ao livre por receio da exposição ao sol.

Quanto aos esportes preferidos, 31% dos entrevistados disseram que seus filhos têm utilizado a bicicleta, depois de natação (47%) e futebol (39%). O futebol é o esporte mais praticado na infância de uma forma geral (47%) e permanece sendo uma das principais atividades dos pais homens, aparecendo em 60% das respostas. Já 42% das mães têm como principal atividade na infância a dança e muitas a continuam praticando ainda hoje.

A pesquisa foi realizada em junho deste ano, com 307 pais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o instituto, a margem de erro estimada é de 6 pontos percentuais. A média de idade dos entrevistados é de 37 anos e seus filhos possuem entre 8 e 12 anos. Quanto ao número de filhos, 59% têm apenas um filho e 34% dois, enquanto 5% relataram ter 3 e 2% quatro ou mais. A maioria dos pais pertence às classes B e C e foram divididos igualmente entre os sexos feminino e masculino.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário