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FCB estabelece que 75% dos participantes de Cannes devem ser criativos

Rede criativa comenta que as mudanças do festival devem refletir o compromisso interno de priorizar a criatividade

i 21 de novembro de 2017 - 11h33

(Crédito: Reprodução)

As mudanças anunciadas pela organização do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions começam a causar os primeiros impactos nas grandes redes criativas. Na semana passada, a FCB declarou que, diante das mudanças, também irá rever a maneira como encara o Festival, privilegiando sua comunidade criativa.

Em um comunicado interno divulgado aos funcionários, o CEO da companhia, Carter Murray, disse que tanto ele como as demais lideranças da FCB passaram os últimos meses trabalhando em conjunto com a organização do Festival para sugerir mudanças que pudessem melhorar e valorizar o maior evento da comunidade criativa do mundo. Murray ressalta que, embora nem todas as ideias fornecidas pela FCB tenham sido contempladas nas novas regras, as tentativas de melhorar o Cannes Lions reforçam a proposta da organização de caminhar na direção correta.

No mesmo texto, o CEO da FCB anuncia que a maior parte das pessoas que a rede enviar a Cannes no próximo ano deverá ser formada por profissionais criativos. “A FCB sempre acreditou no Festival e acredita firmemente que nossa presença neste ano deve refletir nosso compromisso com a criatividade. Assim, estamos obrigando que 75% dos nossos participantes em 2018 sejam talentos diretamente responsáveis pela nossa produção criativa (redatores, diretores de arte, designers, produtores, etc)”, disse Murray, no comunicado.

Além da FCB, outras grandes redes e holdings de comunicação também se manifestaram sobre as mudanças do Cannes Lions. Na semana passada, o Publicis Groupe confirmou que estará de volta ao evento a partir de 2019. O Omnicom também divulgou um comunicado aprovando as mudanças realizadas pela organização. “Cannes percebeu que, após 60 anos, chegou a hora de apertar o botão da redefinição e isso é inteligente. Aplaudimos os passos que o festival tomou depois de buscar a participação da Omnicom e de muitas agências da indústria. Estamos especialmente satisfeitos ao ver o festival renovar seu foco em inspirar e dinamizar a próxima geração de talentos criativos – o que, é claro, é o que festival é – e deve ser.”, disse a holding.

Por enquanto, o mercado global aguarda as manifestações de Martin Sorrell, um dos executivos que mais criticou o formato e a dimensão do Cannes Lions na edição deste ano. Por enquanto, nem Sorrell nem outro executivo do WPP comentou as mudanças anunciadas pela organização.

Com informações do Ad Week.