Após denúncias de assédio, rede CBS demite CEO

Buscar

Após denúncias de assédio, rede CBS demite CEO

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Após denúncias de assédio, rede CBS demite CEO

Decisão foi tomada após reportagem da The New Yorker trazer à tona relatos de mulheres que teriam sido vítimas do executivo


10 de setembro de 2018 - 9h36

Leslie Moonves era CEO da rede de TV norte-americana desde 1995 (Crédito: Reprodução)

Leslie Moonves, CEO da rede de TV norte-americana CBS, está fora da companhia. O anúncio foi feito na noite desse domingo, 9, após a revista The New Yorker ter publicado uma reportagem em que seis mulheres acusam o executivo de assédio sexual, má conduta e intimidação. Segundo a matéria da publicação, mulheres que tiveram contatos profissionais com Moonves declararam que os atos teriam sido cometidos no final dos anos 80 e que, por diversas vezes, Moonves teria aproveitado reuniões de negócios para tocá-las indevidamente ou tentar beijá-las, fazendo também ameaças intimidatórias.

De acordo com comunicado divulgado pela companhia nesse domingo, 9, Moonves e a CBS irão doar cerca de US$ 20 milhões para organizações que apoiam o #MeToo, movimento pela equidade de gênero e respeito às mulheres no ambiente profissional. Ainda segundo a companhia, a doação será deduzida da indenização que a CBS teria de pagar ao ex-CEO. A respeito disso, a rede de TV deixou claro que o Moonves não receberá nenhum tipo de indenização, por enquanto, mas que certamente terá direito a receber as compensações e benefícios adquiridos. Qualquer pagamento destinado a Moonvez, no entanto, dependerá dos resultados das investigações que envolvem o executivo.

Joseph Ianniello, que entrou na CBS em 2005 e que ocupava a função de chief operating officer (COO) desde 2013 foi escolhido como o novo presidente e CEO interino enquanto a companhia busca por um substituto definitivo de Moonves. A função de chairman também permanece em aberto.

A ação da CBS aconteceu após a revista The New Yorker publicar uma reportagem que detalhe seis acusações de má conduta sexual contra Moonves. De acordo com o comunicado oficial da CBS, a National Amusements, companhia proprietária da rede de TV, não há planos de união entre a CBS e a Viacom, outa companhia do grupo e nem haverá possibilidade de essa fusão ser proposta pelos próximos dois anos. Moonves se opunha a ideia de unir as duas empresas.

Moonves chegou à CBS em 1995 como presidente da área de entretenimento, tornando-se CEO em 2006, quando houve a separação entre as operações de CBS e Viacom (antes, as empresas atuavam de forma integrada). Moonves mantinha presença constante nos upfronts de TV e na apresentação anual da programação e fazia questão de falar diretamente com a imprensa e até mesmo de negociar com os anunciantes da rede, algo não muito comum para os CEOs de emissoras de TV.

Sob o comando de Moonves, a CBS tornou-se a emissora de TV líder nos Estados Unidos em 15 das últimas 16 temporadas de programação. Ele também ajudou a posicionar a companhia no pilar dos serviços de streaming, lançando o CBS All Access. Moonves também era diretamente envolvido na programação do canal, tendo começado, inclusive, a carreira como ator, com um participação no filme “O Homem de Seis Milhões de Dólares”. Depois, já trabalhando por trás das câmeras, foi executivo da Lorimar e Warner Bros, onde se tornou de CEO da área de Studios, unidade de produção da companhia, tendo participado do desenvolvimento de sucessos como Friends e ER.

Com informações do Advertising Age e The New Yorker

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário