10 Profissionais de Marketing de 2014
Conheça os executivos que coordenaram as estratégias de comunicação e branding mais eficientes
Conheça os executivos que coordenaram as estratégias de comunicação e branding mais eficientes
Meio & Mensagem
22 de dezembro de 2014 - 8h00
Daniela Cachich
Com experiência de quatro anos na IBM e outros dez de Unilever, Daniela Cachich chegou à Heineken em 2010, quando a companhia holandesa assumiu o controle de 100% do negócio de cervejas da Femsa, incluindo a operação brasileira. Sua ascensão na empresa é notável: nesses quatro anos, foi diretora de marketing e inovação, diretora de marketing para marcas premium e, em março de 2014, assumiu a cadeira de vice-presidente de marketing. A promoção é o reconhecimento ao trabalho de Daniela, em especial na construção, junto ao público nacional, da marca que dá nome à empresa. Com o menor dos orçamentos dentre as quatro líderes de mercado, a Heineken encabeça o segmento premium de cervejas internacionais no Brasil. Paralelamente, a subsidiária local se tornou uma das dez principais da companhia no mundo. O desempenho colocou a marca como uma das concorrentes a Anunciante do Ano no prêmio Caboré 2014. Daniela também recebeu o reconhecimento do mercado ao figurar na seleta lista Women to Watch 2014, publicada pelo Meio & Mensagem, da qual fazem parte mulheres que têm contribuído fundamentalmente para transformar a indústria da comunicação no País.
David Grinberg
Em tempos de aumento do cerco à publicidade infantil e de críticas às redes de fast food, ter uma Copa do Mundo para trabalhar a percepção da marca foi música para os ouvidos do McDonald’s em 2014. Coube a David Grinberg a tarefa de orquestrar as ativações do patrocínio da companhia ao evento e fazê-la ser lembrada pelo público por motivos, digamos, saudáveis — como a entrada das crianças em campo de mãos dadas com os jogadores das seleções. Em setembro, como recompensa pelo sucesso da empreitada na Copa, Grinberg, que está na empresa desde maio de 2010, foi promovido de gerente sênior a diretor corporativo de marketing esportivo. Responsável pelas ações da área em toda a América Latina, o executivo já dedica boa parte do seu tempo ao projeto da marca para os Jogos Olímpicos da Rio 2016, da qual o McDonald´s também é um dos principais patrocinadores.
Eduardo Tracanella
Se um dia o superintendente de marketing do Itaú-Unibanco parou para pensar em como seria o ano perfeito na sua carreira profissional, é pouco provável que tenha imaginado um conjunto de realizações tão vasto quanto o que alcançou em 2014.Com a consolidação da estratégia impulsionada por livros, patrocínios e bicicletas, que privilegia a qualidade do diálogo sem se limitar pelas definições convencionais dos meios, e o louvável trabalho de ativação do patrocínio do banco à Copa do Mundo, com foco na emoção da torcida, Eduardo Tracanella avançou significativamente no objetivo de descolar a marca Itaú do restante do setor financeiro — tradicionalmente associado a valores negativos, na percepção do consumidor. O desfecho ideal para fechar as conquistas de 2014 veio na primeira semana de dezembro, quando, logo em sua primeira indicação ao Prêmio Caboré, Tracanella foi consagrado, pela indústria da comunicação, como o Profissional de Marketing do ano.
João Campos
Formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com especialização pela Harvard Business School, João Campos, gerente-geral da Kibon e vice-presidente da Unilever, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em abril. À frente da entidade, participou da criação e é um dos integrantes do Comitê de Líderes, grupo formado com o objetivo de fomentar o debate sobre a construção de marcas e reputação dos anunciantes e aprimorar o uso do marketing e da comunicação como ativo competitivo de negócios. Iniciou sua trajetória na Unilever como vice-presidente da categoria de lavanderia, sediado em Londres. Ainda no velho mundo começou a trabalhar com sorvetes como vice-presidente para a Europa e global. Veio para o Brasil em 2010 e desde 2011 acumula suas atuais funções. Neste ano, indicou uma nova movimentação da empresa na área sob sua liderança com o lançamento da marca premium norte-americana de sorvetes Ben & Jerry’s — que teve direito a inauguração de flagship store na cidade de São Paulo, em setembro.
João Gonçalves
Em um ano de concorrência pesada pela atenção do consumidor, o BomNegocio.com conseguiu transmitir a sua mensagem com filmes que caíram no gosto popular. Se nas telas o pagodeiro Cumpadre Washington, o deputado federal Tiririca e a socialite Narcisa Tamborindeguy difundiram a marca para as massas na campanha criada pela NBS, nos bastidores é o português João Gonçalves quem dá as cartas no marketing da companhia, com uma estratégia de ampliar o uso dos classificados online pelos brasileiros. Tem dado resultado. Em entrevista a Meio & Mensagem, o executivo afirmou que o crescimento vem sendo “triple digit, ano após ano”. Em julho, o site já movimentava diariamente R$ 169 milhões em negócios fechados. Os esforços foram reconhecidos pela indústria da comunicação e Gonçalves recebeu pela empresa o Prêmio Caboré de Anunciante do Ano em 2014. Curiosamente, o auge foi também um dos últimos atos da marca: em novembro, foi anunciada uma joint venture entre a controladora do BomNegocio.com, a norueguesa SnTClassifieds, e a sul-africana Naspers, dona da concorrente OLX, para a unificação das plataformas. Por acomodação internacional das marcas, esta última será a que vai permanecer no mercado, após aprovação do negócio pela União Europeia.
Mauro Segura
Diretor de marketing e comunicação da IBM há seis anos, teve um ano para lá de movimentado com o lançamento da tecnologia de análises de sentimento dos torcedores em postagens no Twitter, realizado durante a Copa do Mundo — e uma das grandes apostas da IBM para traduzir ao mercado brasileiro, na forma de serviços, o poderio de inteligência em Big Data e analytics da companhia. O projeto contou, inclusive, com comercial para TV criado, filmado (com um drone e seis câmeras Go Pro) e produzido no Brasil, algo inovador na história da empresa no País. É um dos executivos-chefes de marketing brasileiros mais proficientes no uso das mídias sociais e na compreensão delas, compartilhando suas experiências e aprendizados com o mercado por meio de suas páginas no Twitter e LinkedIn, além dos cinco blogs que mantém atualizados, sob diferentes assuntos.
Paula Costa
Assumiu o cargo de Chief Marketing Officer (CMO) da L’Oréal Brasil no primeiro semestre de 2014, tornando-se responsável pelas áreas de novos negócios, mídia, pesquisa e atendimento ao consumidor para as mais de 20 marcas da empresa no País. Dentre seus principais desafios, destacam-se a responsabilidade de impulsionar a área digital, além de explorar novos negócios; para isso, incrementou as equipes de mídia e pesquisa, aumentando consideravelmente o investimento em digital das grifes da companhia. As possibilidades de novas linhas e produtos para Paula trabalhar devem ampliar bastante daqui para frente: em 2015, a marca inaugurará no Rio de Janeiro a sede de um Centro de Pesquisa & Inovação que está recebendo um investimento de R$ 70 milhões. A multinacional que tem sua origem na França também deu um passo estratégico por aqui, ao anunciar em setembro deste ano a aquisição da Niely, marca de cosméticos nascida no Rio de Janeiro. Antes da L’Oréal, foi diretora de marketing para telecom e IT da Samsung.
Pedro Earp
Formado em economia e finanças na London School of Economics and Political Science, Pedro Earp é um legítimo prata da casa da Ambev, onde entrou como trainee em 2000. Após atuar nas áreas de planejamento estratégico, no Canadá, de insights e inovação global, nos Estados Unidos, e de participar da integração das operações da norte-americana Anheuser-Busch, comprada em 2008 pela InBev (controladora da Ambev), ocupou cargos de marketing na América Latina até assumir a vice-presidência de marketing da companhia no Brasil no início de 2014. Participou do lançamento das marcas Budweiser e Corona no mercado brasileiro e esteve à frente da estratégia de Brahma na Copa do Mundo. Líder do segmento de bebidas no Brasil e uma das empresas latino-americanas com maior valor de mercado em Bolsa, a Ambev é a única empresa com três marcas no relatório Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2014, da Interbrand,com Skol (terceiro lugar), Brahma (quinto) e Antarctica (oitavo).
Tatiana Ponce
Sob sua gestão, a Nivea trouxe em 2014 para o Brasil o primeiro Grand Prix de Mobile, conquistado pelo País no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, em junho deste ano. O trabalho premiado foi o inovador “Anúncio protetor”, criado pela FCB Brasil para a marca. Também é de Tatiana Ponce a iniciativa do projeto Nivea Viva, que já prestigiou Elis Regina, Tom Jobim e este ano deu destaque a grandes nomes do samba, em uma ação que mereceu elogios do board global do Grupo Beiersdorf, do qual a Nivea faz parte. Tatiana ingressou na empresa em 2011, como diretora de marketing, e, a partir de 2013, acrescentou à sua liderança a área de Shopper & Customer Marketing. A relevância do seu cargo pode ser definida nos números que mostram a importância do Brasil para a multinacional alemã: atrás apenas da matriz, o País ocupa desde 2011 a segunda posição entre os mercados Nivea do grupo Beiersdorf, tendo ultrapassado França, Itália e Reino Unido.
Victor Bicca Neto
Com quase três décadas de carreira como profissional de relações governamentais, nos últimos três anos Victor Bicca Neto colocou toda a sua experiência na área a serviço do projeto Copa do Mundo da Coca-Cola, uma das principais patrocinadoras do torneio da Fifa. O árduo trabalho foi recompensado, e as ações ligadas à direção de relações governamentais, comunicação e sustentabilidade da companhia — da qual Bicca Neto é a mais alta patente — contribuíram para impulsionar a percepção positiva da associação da marca com o evento, muitas vezes de uma maneira mais autêntica do que as próprias iniciativas de marketing, ao envolver diretamente e espontaneamente os torcedores. Um bom exemplo foi a gestão de resíduos nos estádios, com a coleta seletiva de mais de 500 toneladas de lixo ao longo do Mundial e a participação de aproximadamente 70% do público que foi aos estádios.
Fernando Murad, Jonas Furtado, Roseani Rocha e Teresa Levin
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