Meio & Mensagem
29 de agosto de 2012 - 8h16
O Brasil é o país da América Latina que mais compra produtos pela internet. De acordo com a pesquisa Global Shopper Marketing E-Commerce, feita pela Nielsen, 55% dos brasileiros entrevistados compraram algo para seu domicílio por meio de algum aparelho conectado à internet, no mês anterior à realização do estudo. Nos demais países da América Latina esse percentual cai para 42%.
A pesquisa ouviu 3.526 consumidores da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, do México, do Peru e da Venezuela entre os dias 10 e 27 de fevereiro deste ano. Do total de entrevistados, 500 eram brasileiros.
Ainda de acordo com os resultados, 78% dos brasileiros da amostra fizeram pesquisa online para verificar preços (contra 57% dos demais países da América Latina), 73% procuraram ofertas online (50% na AL), 63% compararam preços de mantimentos (25%) e 60% buscaram informações de produtos na internet (48%).
Já em relação aos planos de compra de produtos nos próximos seis meses, a categoria mais citada pelos brasileiros é a de eletrodomésticos com 38% das menções. Em seguida aparecem telefonia celular (inclui acessórios), com 34% das citações; ingressos para entretenimento (como filmes, espetáculos, exposições e jogos), com 30%; livros, jornais e revistas, com 29%; e serviço de reservas de viagem (avião, trem, navio e automóvel), com 25%. Também com 25% aparecem roupas, acessórios, calçados, joias e bijuterias, e produtos para a pele e cosméticos.
Na América Latina a lista dos desejos é encabeçada pela categoria de telefonia celular, com 31% das citações, enquanto eletrodomésticos surgem em segundo lugar, com 29%. Colados estão ingressos para entretenimento (28%), serviço de reservas de viagem (27%) e roupas, acessórios, calçados, joias e bijuterias.