Apple cola na Coca no ranking da Interbrand
13º relatório anual de Melhores Marcas Globais da consultoria analisou as 100 mais valiosas
13º relatório anual de Melhores Marcas Globais da consultoria analisou as 100 mais valiosas
Meio & Mensagem
2 de outubro de 2012 - 5h22
A consultoria Interbrand divulgou nesta terça-feira, 2, o 13º relatório anual de Melhores Marcas Globais. Apesar do predomínio das empresas de tecnologia, o ranking que elenca as 100 marcas mais valiosas ainda é liderado pela Coca-Cola (veja o desempenho das 10 primeiras marcas no quadro abaixo), primeira colocada desde a edição inaugural do estudo. No entanto, o refrigerante agora é seguido de perto pela Apple, que registrou crescimento da ordem de 129%, ganhando seis posições. O crescimento da Apple, segundo a consultoria, foi motivado pelo excelente desempenho em vendas tanto nos mercados desenvolvidos quanto nos emergentes.
Ainda no Top 5, logo abaixo da IBM, que caiu para terceiro, aparece uma outra disputa acirrada. Com um aumento de 26% no valor da marca em relação ao ano passado, o Google chegou ao quarto posto, ultrapassando o valor de marca da rival Microsoft, agora em quinto, pela primeira vez na história do relatório.
Na lista das novidades do ranking está, por exemplo, o Facebook, que estreou em 69º lugar após realizar a terceira maior Oferta Pública Inicial da história dos Estados Unidos. Mas a Pampers, da P&G, foi a entrante com a melhor posição: 34ª. Também retornaram ao ranking Prada, na posição 84, Kia, na 87 e Ralph Lauren, na 91. Já a MasterCard, no 94º lugar, fez sua estreia no relatório.
Além da Apple, foram destaque pelo crescimento acentuado do valor da marca a Amazon (alta de 46% após a introdução do Kindle Touch e do Kindle Fire em 175 países), a Samsung (crescimento de 40% após se tornar líder global de venda de smartphones), a Nissan (incremento de 30% motivado pelo aumento da participação de mercado através de inovações como o modelo Nissan Juke) e a Oracle (28% com a diversificação da atuação além das soluções de base de dados).
Apesar da liderança da Coca-Cola, as marcas de tecnologia continuam mostrando seu poderio. Quatro dos cinco maiores crescimentos foram de companhias do setor (Apple, Amazon, Samsung, e Oracle). Além disso, cinco das 10 marcas mais valiosas são do segmento (Apple, Google, Microsoft, Intel, e Samsung).
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros