Marketing
Arno inicia parceria com Claude Troisgros
Ações de marketing entre a marca de eletrodomésticos e o chef pop-star têm início nesta sexta-feira, 5
Ações de marketing entre a marca de eletrodomésticos e o chef pop-star têm início nesta sexta-feira, 5
Roseani Rocha
5 de junho de 2020 - 6h00
Uma das marcas de eletrodomésticos mais tradicionais em atuação no país (seis décadas), a Arno agora estará junto de um dos chefs também mais populares por aqui: Claude Troisgros, estrela de programas como Que Marravilha! e Mestre do Sabor. O chef francês passará a “emprestar seu tempero”, como diz a marca, à comunicação de Arno em ações nas redes sociais, em parceria que envolve a produção de conteúdos “práticos, fáceis e criativos”, nos principais canais da empresa: Instagram, Facebook e YouTube.
Na entrevista a seguir, o também francês Joseph Duprieu, que mora no Brasil há três anos e é diretor de marketing do Groupe SEB, ao qual a Arno pertence atualmente, comentou a iniciativa de marketing, que tem início nesta sexta-feira, 5, e “saiu à francesa” em questões envolvendo números do negócio no País.
Meio & Mensagem – Já faz um tempo que vocês haviam planejado essa parceria. Por que o Claude? E como o plano original foi afetado pela pandemia, em relação ao que vocês vão efetivamente tocar agora na comunicação da marca?
Joseph Duprieu – Quando traçamos nosso plano de comunicação para 2020, definimos que procuraríamos um parceiro forte para nos ajudar a conectar ainda mais a marca Arno com os consumidores. A partir daí, realizamos, em conjunto com a nossa agência de Comunicação Little George, uma ampla curadoria para chegar a um nome que representasse a marca e os nossos valores e o Claude Troisgros trouxe todos os elementos que estávamos buscando. Os primeiros contatos com o chef Claude Troisgros ocorreram em meados de 2019 e culminaram com a efetivação da parceria em fevereiro de 2020. Nossa intenção era iniciar as ações no mês de março. No entanto, devido à Covid-19 e às determinações de saúde, reconhecemos a responsabilidade social da marca junto aos seus consumidores e, por isso, adiamos todas as atividades e concentramos nossos esforços em cuidar dos nossos colaboradores, ao mesmo tempo que continuamos apoiando o abastecimento dos nossos clientes. A partir desse momento, traçamos estratégias para que as cocriações entre Arno e Claude apoiassem as pessoas que precisaram se readaptar a uma nova realidade em casa. Com as mudanças ocorridas no cenário mundial, percebemos que cozinhar, passar, costurar e tudo o que engloba o “DIY” (Do It Yourself) tornou-se frequente e inevitável. Assim, buscando estar cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, criando uma relação ainda mais próxima com nossos consumidores, com conteúdos relevantes e que possam trazer facilidade e praticidade no dia a dia em casa, a parceria com o chef Claude fez ainda mais sentido. Além disso, a maneira com que ele se apresenta ao público, sua forma simples e genuína de compartilhar cada receita, aliados à sua expertise e credibilidade, sem contar o seu carisma, foram pontos importantes para a escolha.
M&M – Que tipo de ações ele irá desempenhar na campanha? Quais serão os canais utilizados e a mensagem transmitida?
Duprieu – Esta parceria nos leva a um novo mercado, desenhado pelo atual momento que estamos vivendo desde o início de março, em que as pessoas estão buscando novas maneiras de cuidar de si, das suas casas e colocando em prática o “Do It Yourself” ou “Faça você mesmo”, em português. Por isso, o consumidor precisa de soluções facilitadoras e é isso o que a Arno traz com os seus produtos e o chef Claude nos ajuda a passar todas as mensagens aos mais variados públicos. Sendo assim, a escolha do chef Claude Troisgros visa aproximar a marca e seus produtos dos consumidores de forma diferenciada e relevante, além de reforçar os atributos da empresa, como: qualidade, tecnologia, inovação e segurança, reforçando a presença da Arno com produtos facilitadores, como a Panela de Pressão Elétrica Digital, nosso último lançamento, além da Airfry e muito mais, no cotidiano dos brasileiros. Assim, promoveremos ações que facilitem o dia a dia das pessoas e deem suporte ao “DIY”, no YouTube, Facebook, Instagram, tanto do chef Claude quanto da própria Arno e muito mais.
M&M – Que público querem atingir, principalmente?
Duprieu – Temos como público-alvo pessoas que pensam em itens que facilitem o seu dia a dia, levando praticidade ao ato de cozinhar, que não abrem mão de produtos inovadores, com qualidade, ótimo custo-benefício e que reconhecem a tradição aliada à modernidade da marca Arno.
M&M – A campanha foi criada pelo time de marketing de Arno ou alguma agência de publicidade que atenda a marca? (ou ambos?)
Duprieu – A ação foi desenvolvida pelo time de Comunicação e Marketing da Arno em parceria com nossas agências de PR, publicidade e marketing digital: Little George, Publicis e Peppery, respectivamente, além da contribuição do chef Claude Troisgros e de sua assessoria.
M&M – Qual o share da marca hoje e qual a expectativa de resultados com essa ação
Duprieu – Por police global, não divulgamos dados numéricos. No entanto, é importante destacar que a marca tem afinidade histórica muito forte com os brasileiros, assim como o chef Claude. Por isso, a parceria com ele nos dá suporte para mostrar aos consumidores que os nossos produtos levam soluções que os conectam com o atual momento em que estamos inseridos, por meio de itens como: fornos, Airfry, panela de pressão elétrica e muito mais, que são produtos inovadores e que garantem facilidade ao dia a dia de cada um Deles. Em suma, a chegada do chef Claude vai ser essencial para nos ajudar a traduzir de maneira clara aos consumidores o DNA do Groupe SEB, que é regido por: facilidade, inovação e custo-benefício, sem deixar de lado a nossa tradição, apresentando a modernidade para quem gosta e precisa cozinhar.
M&M – De quanto foi o faturamento da marca em 2019 e é possível fazer alguma previsão para este tumultuado 2020?
Duprieu – Por police global não divulgamos dados numéricos referentes ao faturamento da companhia. No entanto, a marca Arno busca estar mais presente na vida dos consumidores diante do atual momento em que estamos inseridos, levando em consideração o fato de as pessoas priorizarem, cada vez mais, a preparação das refeições em casa. Diante disso, o Groupe SEB, principalmente a Arno, trabalha para obter crescimento contínuo, com amplo investimento em infraestrutura e capacitação profissional, além de constante inovação. Nesse movimento, refletindo sobre o modo de consumir do brasileiro, buscamos ofertar produtos com mais usabilidade, tecnologia, modernidade e design diferenciado para otimizar e facilitar o cotidiano de cada um dos nossos consumidores.
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