Assinar

Banco Votorantim muda marca para banco BV

Buscar

Banco Votorantim muda marca para banco BV

Buscar
Publicidade
Marketing

Banco Votorantim muda marca para banco BV

Conta da instituição, que também criou uma Diretoria de Clientes e Inteligência de Dados, assumida por Adriana Gomes (ex-Uber), passa a ser atendida pela Tribal


11 de dezembro de 2019 - 6h00

Nova arquitetura de marca desenvolvida com a Accenture Interactive (Crédito: Divulgação)

Quinto maior banco privado do País, com quatro milhões de clientes, muitos deles vindos pelo financiamento de veículos, o Banco Votorantim anuncia nesta 4ª-feira, 11, a criação de uma diretoria, assim como nova marca, posicionamento e agência de publicidade. A instituição, que pertence ao Grupo Votorantim e ao Banco do Brasil, passa a se chamar banco BV e sua comunicação, a partir de agora, será atendida pela Tribal, que há dois meses venceu um processo de concorrência do qual participaram três agências – a conta de varejo, no entanto, continua com a W3Haus.

Claudia Furini: nova identidade traduz evolução da instituição (Crédito: Divulgação)

O trabalho de inteligência para a definição da nova marca começou há alguns meses com a consultoria da Accenture Interactive e envolvimento pessoal do CEO para a América Latina, Eco Moliterno. Claudia Furini Superintendente de Marketing, UX e Sustentabilidade do banco, afirma que a mudança de marca e identidade visual reflete um movimento de diversificação e modernização dos negócios do BV, que já era chamado desta forma abreviada por muitos de seus clientes e parceiros. Na nova arquitetura de marca, o BV aparece acima das frentes de negócio em que o banco atua – varejo, corporate, private e asset management – conferindo unidade a todas. A instituição também passa a usar a assinatura “BancoBV.  Leve para a sua vida”, criada pela Tribal.

“O desafio era trazer os clientes para o centro do negócio. Fazer diferença na vida das pessoas e na forma como elas lidam com o dinheiro. A Accenture fez toda a parte de branding e agora iremos para o mercado contando essa nova história, com um trabalho da Tribal, que passa a ser nossa agência institucional”, explica Claudia. Além disso, a executiva acrescenta que o trabalho feito com a consultoria passou muito por entender a percepção de marca que já havia sido construída com os clientes atuais e, principalmente, traduzir a ambição que o banco tem como empresa daqui para frente.

O BV tem há algum tempo se aproximado de fintechs e startups e, segundo o trade de economia, prepara IPO para 2020, o que também seria uma forma de levantar recursos para acelerar processos de digitalização e inovação, seguindo diretrizes do presidente-executivo Gabriel Ferreira, que assumiu o cargo em setembro. Dois meses depois, também foi anunciada a chegada de Guilherme Horn como diretor de estratégia digital e inovação, para liderar o BVx, hub de inovação e venture capital da instituição, que também tem o BV Lab, uma incubadora interna de projetos.

Adriana Gomes diz que objetivo é acompanhar toda a jornada dos clientes e torná-la mais encantadora (Crédito: Divulgação)

Outra novidade no banco é a chegada de Adriana Gomes, egressa do Uber. Com sua contratação, o BV pretende trazer o cliente ainda mais para o centro de suas estratégias e ser reconhecido pela experiência de relacionamento que propicia. A executiva assumirá a nova diretoria de Clientes e Inteligência de Dados. “Atuo em marketing há 20 anos, nos últimos bastante focada em digital e e-commerce. O BV está tão orientado para o futuro, que foi justamente buscar alguém de uma empresa bem disruptiva”, comenta Adriana.

O objetivo é ter todas as áreas que tocam o cliente sob uma mesma diretoria, desde uma área de cobrança, passando pelo atendimento ao cliente em si e ouvidoria, o que fará o banco assumir a jornada do cliente inteira, da prospecção até atendimento e pós-venda. “Queremos tornar essa jornada mais encantadora, oferecendo o produto correto para a pessoa correta”, pontua a nova diretora do BV.

Embora as mudanças de marca do banco estejam sendo oficializadas agora, a primeira campanha da Tribal reapresentando o BV ao mercado deve começar a ser veiculada a partir de janeiro em mídias segmentadas e em digital – a relação, hoje, segundo Claudia Furini, já é de 80% para o digital contra 20% para outras mídias.

Na primeira fase, a ideia é conversar com o público com quem o banco já tem relacionamento. E, numa segunda etapa, lançar mão de alguns canais de mídia mais massiva.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Petra assume naming rights de Zuca – A Casa da Música Brasileira

    Petra assume naming rights de Zuca – A Casa da Música Brasileira

    Marca do Grupo Petrópolis, busca reforçar seu compromisso na promoção da cultura e música nacionais

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023