Apesar dos riscos, brasileiros estão otimistas sobre a IA

Buscar

Apesar dos riscos, brasileiros estão otimistas sobre a IA

Buscar
Publicidade

Marketing

Apesar dos riscos, brasileiros estão otimistas sobre a IA

Pesquisa realizada pela Marco indica que 88% dos brasileiros consultados enxergam que a tecnologia traz facilidade para a rotina


6 de março de 2024 - 15h25

A facilidade é uma das percepções dos brasileiros sobre os benefícios da inteligência artificial (IA). É o que indica a terceira edição do Relatório Global Sobre Novos Consumidores, realizado pela agência Marco ao lado da Cint.

brasileiros ia

(Crédito: Faisal/Adobestock)

O estudo revela que 88% enxergam que a tecnologia trará facilidades para a rotina de todos. A opinião da amostra é simultânea à percepção de que a IA pode trazer riscos, como a perda do emprego (67). No âmbito global, 72% dos entrevistados declararam tal receio, contra 68% que reconheceram a facilitação que a IA proporciona.

Ao todo, as empresas ouviram mais de 7.300 indivíduos do Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. A pesquisa foi feita entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Os brasileiros estão menos preocupados sobre as ameaças de ferramentas de IA. 42% disseram estar apreensivos sobre o tema. A média global é de 58%. No geral, quase 60% acreditam que a IA seja uma ameaça para a humanidade, contra 42% no Brasil. Isso vem com preocupações globais (73,5%) de que a tecnologia incita preconceito e outros padrões ruins de comportamento.

Em relação aos benefícios, os respondentes apontaram a função da IA na redação de textos (59%) e na criação ou edição de imagens (58%). Entre a amostra brasileira, os resultados ficaram em 68% e 73%, respectivamente.

Apesar disso, outros usos, como a aplicação em carros autônomos, ficam em 40%. Na sequência, aparecem educação (43%), área médica (37%), agricultura e pecuária (19%).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Coca-Cola e Marvel: collab apresenta embalagens dedicada aos fãs

    Coca-Cola e Marvel: collab apresenta embalagens dedicada aos fãs

    Com 36 ilustrações diferentes de personagens nas latas de refrigerante, os consumidores poderão ter a experiência de realidade aumentada

  • Menos da metade da geração Z consome bebidas alcoólicas

    Menos da metade da geração Z consome bebidas alcoólicas

    Estudo da MindMiners revelou que a tendência de mudança de comportamento está relacionada a fatores como falta de interesse e sabor das bebidas