Brastemp aposta em diversidade com campanhas de reposicionamento
Marca pretende se reposicionar como disseminadora de diálogos do cotidiano, incluindo temas como inclusão e etarismo, em conceito de comunicação criado pela FCB Brasil

Em “Vestibular”, a pessoa que estuda para as próximas fases do vestibular não corresponde ao arquétipo de estudante geralmente apresentado na mídia (Crédito: Divulgação)
A Brastemp transforma sua identidade visual após 60 anos de trajetória. A marca, agora, pretende se fazer presente no cotidiano do consumidor também por meio de pautas como etarismo e paternidade. “Queremos incluir e trazer os devidos debates de forma inclusiva, espelhando a sociedade com as diversas formas de viver e se relacionar”, afirma o gerente-geral da Whirlpool Brasil, Gustavo Ambar.
O reposicionamento da Brastemp, cujo conceito criativo foi desenvolvido pela FCB Brasil, almeja alavancar as vendas de produtos para os patamares pré-pandemia. “Nosso objetivo, no curto e médio prazo, é retomar a venda dos eletrodomésticos no Brasil. O que estamos fazendo é uma evolução da comunicação da marca. Queremos levar o consumidor para além do espaço funcional e abrir nova relação com os consumidores mais jovens”, explica Ambar.
Campanhas Brastemp
Em razão disso, as campanhas da marca irão reforçar a legitimação de novos comportamentos. Em “Guarda Compartilhada”, o debate sobre divórcio surge pela negociação da “paternidade” do pet do casal. Enquanto isso, em “Roupa Suja” e “Vestibular”, as disparidades e semelhanças entre gerações são colocadas em paralelo.
Em “Vestibular”, por exemplo, a pessoa que estuda para as próximas fases do vestibular não corresponde ao arquétipo de estudante apresentado tradicionalmente pela mídia. “A Brastemp poderia se posicionar como ‘a chave para vida adulta’: todo mundo continua vivendo, se casando e separando, mas as conversas que estão em torno desses produtos mudaram muito”, ressalta Patrícia Pessoa, diretora de marketing na Whirlpool.
https://www.youtube.com/watch?v=ruZJe4Evt88
Além da FCB Brasil, que foi responsável pelo conceito da comunicação, o rebranding tem parcerias com a Ana Couto, responsável pela assinatura e identidade visual, com a DM9, estrategista digital da marca e com a FSB, agência de relações públicas. Os filmes foram produzidos pela equipe da O2, com a direção de Fábio Mendonça e produção executiva de Fernando Meirelles.
Antes do lançamento desse conceito de comunicação, a ideia do novo posicionamento da marca começou a ser comunicada com a veiculação de um comercial, narrado pelo ator Selton Melo. A campanha “A Geladeira”, criada pela DM9, surpreendeu a empresa, pois, repercutiu tanto para a geração anterior quanto para a atual, diz Patrícia.
“O mundo está mudando muito rápido e precisamos nos reinventar para continuarmos sendo relevantes. Não importa quantas telas usemos, as emoções mais primitivas das pessoas continuam e nossas necessidades de conexão persistem”, explica.