Brastemp aposta em diversidade com campanhas de reposicionamento

Buscar

Brastemp aposta em diversidade com campanhas de reposicionamento

Buscar
Publicidade

Marketing

Brastemp aposta em diversidade com campanhas de reposicionamento

Marca pretende se reposicionar como disseminadora de diálogos do cotidiano, incluindo temas como inclusão e etarismo, em conceito de comunicação criado pela FCB Brasil


15 de setembro de 2023 - 7h12

brastemp-cred-divulgacao

Em “Vestibular”, a pessoa que estuda para as próximas fases do vestibular não corresponde ao arquétipo de estudante geralmente apresentado na mídia (Crédito: Divulgação)

A Brastemp transforma sua identidade visual após 60 anos de trajetória. A marca, agora, pretende se  fazer presente no cotidiano do consumidor também por meio de pautas como etarismo e paternidade. “Queremos incluir e trazer os devidos debates de forma inclusiva, espelhando a sociedade com as diversas formas de viver e se relacionar”, afirma o gerente-geral da Whirlpool Brasil, Gustavo Ambar.

O reposicionamento da Brastemp, cujo conceito criativo foi desenvolvido pela FCB Brasil, almeja alavancar as vendas de produtos para os patamares pré-pandemia. “Nosso objetivo, no curto e médio prazo, é retomar a venda dos eletrodomésticos no Brasil. O que estamos fazendo é uma evolução da comunicação da marca. Queremos levar o consumidor para além do espaço funcional e abrir nova relação com os consumidores mais jovens”, explica Ambar.

Campanhas Brastemp

Em razão disso, as campanhas da marca irão reforçar a legitimação de novos comportamentos. Em “Guarda Compartilhada”, o debate sobre divórcio surge pela negociação da “paternidade” do pet do casal. Enquanto isso, em “Roupa Suja” e “Vestibular”, as disparidades e semelhanças entre gerações são colocadas em paralelo.

Em “Vestibular”, por exemplo, a pessoa que estuda para as próximas fases do vestibular não corresponde ao arquétipo de estudante apresentado tradicionalmente pela mídia. “A Brastemp poderia se posicionar como ‘a chave para vida adulta’: todo mundo continua vivendo, se casando e separando, mas as conversas que estão em torno desses produtos mudaram muito”, ressalta Patrícia Pessoa, diretora de marketing na Whirlpool.

Além da FCB Brasil, que foi responsável pelo conceito da comunicação, o rebranding tem parcerias com a Ana Couto, responsável pela assinatura e identidade visual, com a DM9, estrategista digital da marca e com a FSB, agência de relações públicas. Os filmes foram produzidos pela equipe da O2, com a direção de Fábio Mendonça e produção executiva de Fernando Meirelles.

Antes do lançamento desse conceito de comunicação, a ideia do novo posicionamento da marca começou a ser comunicada com a veiculação de um comercial, narrado pelo ator Selton Melo. A campanha “A Geladeira”, criada pela DM9, surpreendeu a empresa, pois, repercutiu tanto para a geração anterior quanto para a atual, diz Patrícia.

“O mundo está mudando muito rápido e precisamos nos reinventar para continuarmos sendo relevantes. Não importa quantas telas usemos, as emoções mais primitivas das pessoas continuam e nossas necessidades de conexão persistem”, explica.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também