Carrefour completa 50 anos e investe em reconexão
Criada pela Publicis, campanha será protagonizada por Marcos Mion e quer resgatar memórias afetivas

Carrefour completa 50 anos e escala Marcos Mion (Crédito: Divulgação)
Nesta quarta-feira, 23, o Grupo Carrefour Brasil dá o pontapé inicial da celebração dos 50 anos da sua marca no Brasil. O nome escolhido para protagonizar a ação foi o do apresentador Marcos Mion, que deu início à campanha com uma publicação nas suas redes sociais.
Mion será uma peça central da estratégia, criada pela Publicis, que também terá um filme ainda no mês de julho celebrando a trajetória da companhia. O conceito escolhido para celebrar as cinco décadas no País foi “Alimente o seu melhor”, que parte da alimentação e se desdobra em outros sentidos como as escolhas, as conquistas e a relação com a comunidade.
Em uma comunicação que destaca, sobretudo, o papel da varejista na vida dos brasileiros a marca reforça um asset emblemático: o da patinadora. A figura já foi explorada na comunicação da marca em outros momentos, como no Natal de 2019, com histórias reais dos patinadores (Confira abaixo).
Já no aniversário do ano passado, a figura interagia com a apresentadora Tati Machado. Dentro da estratégia, os produtos da marca própria Carrefour serão ativados com ações de experimentação e valorização. Além disso, uma série de ações promocionais serão realizadas até outubro, mês de aniversário da marca.
Entre as ações, estão a dinâmica “R$50 para quem tem 50” em que clientes Meu Carrefour nascidos em 1975 recebem cupons de descontos exclusivos; “Minuto 50 nos relógios de rua” que vai exibir ofertas especiais no minuto 50 de cada hora em relógios de rua de cidades como São Paulo, Porto Alegre e Recife; além do “Minuto 50 no futebol” que vai ocupar o minuto 50 durante jogos do Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana transmitidos pela Rádio 97FM com ofertas.
Estratégia de reconexão
O desenvolvimento da campanha que celebra os 50 anos do Carrefour foi uma das prioridades dos primeiros meses de Claudia Vilhena no posto de chief marketing officer da marca. A executiva, que já respondia como CMO de Sam’s Club, assumiu também a marca Carrefour em dezembro do ano passado.
Desde 2023, Carrefour não tinha uma cadeira de CMO e o departamento de marketing integrava a diretoria de desenvolvimento de vendas, junto com pricing e desenvolvimento comercial.
Vilhena descreve a campanha de 50 anos como um trabalho de reconexão da marca com o consumidor em um setor guiado pela performance. “Nós sabemos como está desafiador para o brasileiro passar e fechar o mês. Faz parte do nosso desafio todas as semanas do mês ter uma grande promoção para que os nossos consumidores possam ir até as nossas lojas e se abastecer com produtos com preço justo. Então, produto e preço sempre vão ser o grande foco, mas temos essa necessidade também”, explica a CMO sobre a conexão emocional.
Ela continua: “O consumidor mudou demais. Sempre tivemos esse olhar, durante muito tempo, acabamos muito focados em produto e preço e acho que perdemos um pouquinho dessa conexão de Carrefour com um consumidor que está conosco há 50 anos”.
Nesse sentido, a campanha de 50 anos que envolveu uma pesquisa realizada pela Future Brand quer evocar a as memórias afetivas do consumidor com a marca e ainda atrair um público mais jovem que não desenvolveu esse relacionamento com Carrefour. Para isso, a campanha destaca atributos característicos como a venda de bicicletas, a figura da patinadora, a oferta de crédito e as padarias e peixarias dentro do hipermercado.