Centauro alerta sobre mudança de narrativas no esporte feminino
Estudo encomendado pela marca, em parceria com o Grupo Consumoteca, avalia a relação das mulheres com o esporte e os estereótipos inseridos nessa relação
Centauro alerta sobre mudança de narrativas no esporte feminino
BuscarCentauro alerta sobre mudança de narrativas no esporte feminino
BuscarEstudo encomendado pela marca, em parceria com o Grupo Consumoteca, avalia a relação das mulheres com o esporte e os estereótipos inseridos nessa relação
Meio & Mensagem
5 de julho de 2023 - 15h28
Centauro fala da prática de esporte pelas mulheres (Crédito: Jacob Lund/ Shutterstock)
A Centauro, em parceria com o Grupo Consumoteca, apresentou na última terça-feira, 4, um estudo que avalia a relação das mulheres com os esportes. A pesquisa “Mulheres & Esporte: Um pacto coletivo para uma nova narrativa” identificou alguns aspectos que as afastam de muitas modalidades.
Um dos exemplos disso é que apenas 34% das mulheres afirmam se imaginar como atletas. No entanto, 63% dos homens afirmam ter esse desejo. Por esse motivo, a Centauro entende que existe a necessidade de mudar a narrativa sobre as mulheres no esporte.
Segundo a pesquisa, grande parte das respondentes acreditam que o maior desafio feminino nos esportes seja em relação à imagem do corpo. Para 20% das entrevistadas, a hipersexualização é o maior desafio enfrentado pelas mulheres, enquanto 42% da população enxerga que as atletas de futebol feminino são excessivamente masculinizadas.
Outro aspecto que a Centauro identificou em relação a isso é a cobrança da manutenção da “forma física”. Para 61% dos respondentes mulheres sofrem mais pressão do que os homens para manter o porte atlético. Enquanto isso, 76% não se identificam com o estereótipo.
Taís Araújo estreia como embaixadora da Vivo
Ainda avaliando a presença feminina nos esportes, na pesquisa da Centauro é em relação ao incentivo para mulheres praticarem esportes. Menos da metade das entrevistadas, 49%, afirmaram não praticar nenhum esporte.
Além disso, 41% delas dizem não terem sido incentivadas a praticar esportes quando crianças. Esse número entre os homens é maior, agregando 63% dos homens.
Compartilhe
Veja também
Tortuguita: a estratégia da Arcor para se conectar com diferentes gerações
Personagem da fabricante de chocolates ancora as estratégias de marca e comunicação e permite a exploração de collabs e experiências
Campanha expõe o impacto do trabalho invisível das mulheres
Criada pela agência Calia, a ação conscientiza sobre como o acúmulo de tarefas domésticas impacta a vida profissional e pessoal das mulheres