Marketing

A visão das diferentes gerações sobre os shopping centers

Pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers e Consumoteca analisou os hábitos dos frequentadores

i 1 de agosto de 2025 - 6h01

shopping

Pesquisa analisou como as diferentes gerações utilizam os espaços dos shopping centers (Crédito: Arthur Nobre)

Espaço para compras, lazer, alimentação e pesquisas de preços. A utilização dos shopping centers é vista de formas distintas pelas várias gerações. Para entender como diferentes grupos etários assimilam os espaços de compras, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) encomendou ao grupo Consumoteca a pesquisa Shopping Multigeracional.

O objetivo era compreender o comportamento de baby boomers (pessoas de 60 a 80 anos); geração X (45 a 59 anos); millennials (30 a 44 anos); geração Z (15 a 19 anos) e geração Alpha (até 14 anos).

A associação e a Consumoteca questionaram essas pessoas a respeito das funções que os shopping centers têm para suas atividades.

Para os baby boomers, esses locais representam segurança e socialização, sobretudo para quem vive sozinho. Já para a geração X, o shopping é um hub de conveniência, que reúne compras, serviços, supermercados, farmácias e lazer.

Os millennials enxergam os shopping centers como uma extensão de um estilo de vida híbrido, no qual é possível conciliar refeições, trabalho remoto, autocuidado, cinema e compras rápidas. E a geração Z enxerga nesses locais a combinação entre os mundos físico e digital, com a possibilidade de visitar as lojas físicas após ter pesquisado preços online.

Por fim, a geração Alpha classifica os shoppings como grandes parques de diversão, com playgrounds, brinquedos e cinemas.

Preferências de várias gerações

A pesquisa ainda mapeou quais são os ambientes preferidos dos shopping centers para diferentes gerações e concluiu que a praça de alimentação é o local mais democrático e frequentado por grupos de todas as idades.

Em uma escala de preferência que vai de 1 a 5, os boomers e membros das gerações X e Z deram nota 4 para a praça de alimentação, enquanto os millenials atribuíram nota máxima para a importância do local.

Já os cinemas tiveram a maior importância apontada pela geração Z (com nota 5) enquanto receberam nota 4 dos millennials.

Os pequenos da geração Alpha atribuíram maior importância às operações de sorvetes e milkshakes dos shoppings, que receberam nota 5. Os membros da geração Z deram nota 4 para esses locais.