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Como as marcas estão celebrando o Dia das Mulheres?

Com as desigualdades ainda mais agravadas pela pandemia da Covid-19, companhias como Google, Netflix, Unilever e Pinterest decidiram ampliar seu escopo de ações


8 de março de 2021 - 13h38

Campanha First of Many, do Google (Crédito: Reprodução)

Por Ilyse Liffreing, do AdAge

Nos últimos anos, as marcas abraçaram o Dia Internacional da Mulher como uma oportunidade de mostrar seu alinhamento com o empoderamento feminino. Apesar disso, homens e mulheres permanecem em situação desigual quando o assunto é equidade, seja no trabalho, em casa ou na sociedade – e a pandemia da Covid-19 corroeu grande parte do progresso que havia sido atingido.

As mulheres, em todo o mundo, foram afetadas de forma desproporcional com cortes de empregos, falta de acesso à educação e sobrecarregadas com o cuidado com as crianças, o trabalho doméstico, além de enfrentar níveis sem precedentes de violência doméstica. Quase 20 milhões de meninas correm o risco de não voltar à escola, segundo Malala Fund, e as mulheres são 1,8 vezes mais vulneráveis ​​a perder seus empregos, de acordo com dados da McKinsey.

As mulheres também compõem 70%do setor social e de saúde do mundo, servindo incansavelmente todos aqueles que sofrem com a Covid-19. Além disso, nesse ano, os EUA passa a comemorar em março o Mês da História da Mulher. Nesse sentido, não é nenhuma surpresa que as ações das marcas para o Dia da Mulher tenham se amplificado. Acompanhe alguns casos:

Google

https://www.youtube.com/watch?v=Oy-L-OVwmZQ

Para o Mês da História da Mulher, o Google lançou não apenas uma campanha voltada para o público feminino na TV e redes sociais, mas escolheu o Dia Internacional da Mulher para anunciar um fundo dedicado a promover a prosperidade econômica de mulheres e meninas em todo o mundo, que será financiado pelo Google.org com US$ 25 milhões.

Chamado de “Desafio de Impacto do Google.org para Mulheres e Meninas”, o programa convida organizações sem fins lucrativos e instituições sociais a enviar ideias de projetos que serão avaliados por seu impacto, viabilidade, inovação e escalabilidade. Os selecionados podem receber até US$ 2 milhões, orientação e suporte adicional do Google. As organizações têm até 9 de abril para enviar suas ideias e os vencedores serão anunciados ainda este ano.

Já a nova campanha, chamada “First of Many” (Primeira de muitas, em tradução livre), celebra as mulheres pioneiras, como a química Marie Curie; Özlem Türeci, a mulher por trás de umas das vacinas contra Covid-19; e até mesmo a vitória de Cardi B no Grammy. O filme foi produzido pela equipe do Brand Studio, do Google. Mais de 23 países também estão apoiando a campanha com versões locais.

Netflix

Para investir na próxima geração de mulheres criadoras de histórias, a Netflix está doando US$ 5 milhões para programas que “ajudam a identificar, treinar e empregar talentos femininos emergentes em todo o mundo”, escreveu Bela Bajaria, head of global TVda Netflix, em uma postagem no blog da companhia.

A iniciativa faz parte da nova plataforma da gigante do streaming, o Fundo Netflix pela Igualdade Criativa, criado no final de fevereiro para revelar e apoiar storytellers. O Fundo tem uma meta anual de investimento de US$ 20 milhões, nos próximos cinco anos. Inicialmente, a Netflix usará os US$ 5 milhões para lançar iniciativas como programas de mentoria na França e Alemanha e programas de treinamento para mulheres Latinx e mulheres no Canadá.

A plataforma de streaming também lançou um filme narrado pela escritora e diretora Janet Mock, que mostra uma série de “primeiras vezes” de mulheres no cinema, como o primeiro beijo entre mulheres ou a primeira mulher negra a dirigir um filme de super-herói. A ação foi desenvolvida com a agência Bond.

Unilever

Segundo dados das Nações Unidas, os casos de violência doméstica aumentaram 20% durante a pandemia. Em uma nova campanha, para o Dia Internacional da Mulher, a Unilever está tentando ajudar outras empresas a acabar com a violência doméstica divulgando sua própria política global sobre violência e abuso para qualquer empresa que a queira aderir. A ação é acompanhada por um filme de 30 segundos chamado “Unmute” (desmutar ou dar voz, em tradução livre), que mostra mulheres tentando falar abertamente sobre a violência doméstica e sendo silenciadas.

Pinterest

 

(Crédito: AdAge/ Reprodução)

Com as mulheres sendo duramente atingidas pela crise econômica causa pela pandemia da Covid-19, o Pinterest descobriu que as pesquisas por termos como “apoiar pequenas empresas” aumentaram 4,5 vezes e as pesquisas por “mulheres apoiando mulheres” dobraram. Para ajudar as empresas pertencentes a mulheres neste mês, a plataforma de mídia social redesenhou sua vitrine de varejo, sua loja Pinterest, para exibir os produtos de 25 pequenas empresas financiadas por mulheres. O Pinterest também criou um Fundo do Dia Internacional da Mulher para organizações sem fins lucrativos que ajudam as mulheres a ter sucesso e vai dobrar as doações dos funcionários.

*Tradução: Taís Farias

**Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/iStock

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