Os planos da Mondelēz para o Brasil
Em sua primeira entrevista após assumir o cargo, Augusto Lemos, general manager da companhia, fala sobre a estratégia de fortalecer marcas globais e identificar potências locais
Em sua primeira entrevista após assumir o cargo, Augusto Lemos, general manager da companhia, fala sobre a estratégia de fortalecer marcas globais e identificar potências locais
Luiz Gustavo Pacete
24 de maio de 2016 - 9h32
Ela é dona da Oreo, Milka, Lacta, Sonho de Valsa, Tang, Halls, Trident e uma dezena de outras marcas no Brasil e no mundo. Porém, seu nome ainda é pouco conhecido entre o consumidor final e a estratégia é que ela continue apenas nos bastidores. Falamos da Mondelēz, empresa de snacks criada em 2012, fruto da divisão da Kraft Foods.
“A estratégia da companhia no Brasil e no mundo não contempla fortalecer a marca institucional, pelo contrário, nosso objetivo é fortalecer as marcas globais e identificar o potencial de marcas locais”, diz, com exclusividade ao Meio & Mensagem, Augusto Lemos, em sua primeira entrevista após assumir o cargo de general manager, em abril deste ano.
Na entrevista, publicada na edição 1711, Lemos, que entrou na Kraft em 1997, fala sobre os desafios em meio à crise econômica, o foco de fortalecer marcas locais e a manutenção dos investimentos em publicidade, a despeito da desaceleração das vendas. “Nossa política é de manter os investimentos neste ano, mas fazendo uso otimizado dessa verba focando em ações efetivas voltadas ao consumo.” Em 2015, a Mondelēz investiu R$ 200 milhões em compra de mídia, segundo o ranking Agências & Anunciantes.
Um dos quatro principais mercados para o grupo, o Brasil tem sido estratégico neste processo. “Aqui temos um diferencial em relação a outras operações: todas as nossas categorias possuem alto grau de participação, seja de chocolates com Lacta; goma de mascar, com Trident; ou bebidas, com Tang; além de marcas históricas e centenárias, como o fermento Royal. O principal objetivo da companhia agora é se firmar como uma empresa com marcas fortes e contribuir no processo de expansão de marcas globais.”
Lemos conta que a estratégia no momento é de fortalecer portfólios. “No ano passado tivemos o case do 5Star. Neste momento, estamos remodelando o Bis Xtra, que passa a ter o formato de sua marca mãe, que é de bloquinhos para trazer a questão da compulsão. Também vamos lançar uma versão deste produto em chocolate branco. Estamos lançando tabletes recheados de Sonho de Valsa e Lacta Oreo, além do relançamento de Club Social que terá nova fórmula e identidade visual”.
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