Dia do Fusca: Volkswagen celebra memória de ícone nacional
Embora tenha encerrado produção do modelo há 30 anos, marca segue trabalhando o clássico agora com seu certificado oficial

(Crédito: Divulgação)
Em 20 de janeiro, a Volkswagen do Brasil celebra o Dia Nacional do Fusca. A data foi estabelecida pela fabricante como forma de destacar um de seus mais populares modelos, que, apesar não ser mais produzido há 30 anos, ainda aproveita sua força de marca para manter uma comunidade engajada e ocupar o patamar de clássico.
O automóvel, que começou a ser produzido em 1953, chegou a vender 3,1 milhões de unidades do País. A Volkswagen estima que, atualmente, ainda circulem pelas ruas e estradas do Brasil cerca de 1,7 milhão de Fuscas.
O primeiro modelo vendido pela Volkswagen no Brasil foi montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ainda em 1953. Anos depois, em 1959, começou a ser produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
Com design marcante e grande apelo como carro das famílias nas décadas de 1960 e 1970, o Fusca chegou a ter um hiato em sua produção no Brasil, em 1986. O carro, porém, retornou à linha de montagem anos depois, em 1993, em uma nova fase: o Fusca Itamar.
A decisão, aliás, teve motivação política, além dos negócios. O nome do novo modelo do Fusca era uma homenagem direta ao presidente do Brasil na época, Itamar Franco, que solicitou o retorno do Fusca por acreditar que a linha de produção contribuiria com a geração de empregos no País – e, também, por ser fã do automóvel.
O primeiro modelo do Fusca Itamar, que foi apresentado oficialmente ao presidente, está em exposição na Garagem VW, espaço localizado na fábrica da empresa, em São Bernardo do Campo, para resgatar os modelos e memórias da fabricante no País.
A retomada da produção do Fusca, contudo, só durou até 1996, quando a Volkswagen decidiu encerrar definitivamente a produção do modelo. Para marcar a despedida, contudo, a fabricante colocou no mercado a chamada Série Ouro, com 1.368 unidades especiais.
New Beetle
O Fusca ainda teria uma “nova vida” a partir do fim dos anos 1990, quando a Volkswagen decidiu criar uma versão mais moderna do carro, como forma de celebrar o original, mas com um visual mais atualizado. O New Beetle, que também ficou conhecido como Novo Fusca, chegou a ter novas edições no Brasil e em outros países ao longo dos anos 2000.
No País, a produção do New Beetle foi encerrada em 2010, mas os modelos internacionais ainda seguiram em circulação. A Volkswagen produziu o último New Beetle no México somente em 2019.
Certificado de Veículo Clássico
Embora não venda mais o Fusca, a Volkswagen ainda trabalha a paixão dos consumidores pelo veículo em seu marketing por meio do Certificado de Veículo Clássico.
O documento oficial, emitido pelo próprio fabricante, serve como forma de destacar os modelos de Fusca que tenham sido produzidos no Brasil há mais de 20 anos.
Segundo a Volkswagen, os recursos arrecadados com a venda desses certificados são direcionados para a manutenção, restauração e conservação dos veículos expostos na Garagem Volkswagen.
A empresa, inclusiva, aproveita o Dia Nacional do Fusca para tentar ampliar a quantidade de modelos certificados no Brasil, oferecendo 10% de desconto, até o dia 20 de fevereiro, para os proprietários que queiram retirar o documento oficial de seu Fusca.
O modelo, inclusive, é o campeão em termos de Certificados de Veículos Clássicos da Volkswagen, respondendo por 49% dos documentos emitidos.
