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Marketing

Disney e Google: mais conceituadas do mundo

Reputation Institute aponta marcas que tiveram maior reputação globalmente e diz que somente 25% dos consumidores confiam em publicidade


9 de abril de 2014 - 4h41

Segundo o relatório Global RepTrak 100, divulgado em Nova Iorque pelo Reputation Institute nesta quarta-feira 09, a The Walt Disney Company e o Google são as empresas que conquistaram a melhor reputação corporativa no mundo entre os consumidores. Ambas atingiram a marca de 77,3 pontos – nenhuma das 100 avaliadas atingiram o patamar de excelência, acima de 80 pontos.

O instituto realizou mais de 55 mil entrevistas com consumidores conduzidas nos 15 maiores mercados do mundo, durante os dois primeiros meses deste ano. O objetivo era mensurar a reputação das 100 companhias com maior visibilidade globalmente, a partir do gau de estima, admiração e simpatia despertada, por meio da avaliação de sete dimensões tangíveis: produtos e serviços; inovação; governança; cidadania; liderança; performance; e ambiente de trabalho.

“As melhores companhias do mundo, como a The Walt Disney Company e o Google enxergam a reputação como input para suas estratégias, não como um output passivo de suas comunicações. Usam o retorno dos clientes e outros públicos-chave para tomar melhores decisões de negócio e isso faz delas confiáveis e relevantes”, afirmou Kasper Ulf Nielsen, sócio-diretor do Reputation Institute.

Para o executivo, ao trabalhar com reputação sistematicamente, as marcas têm entendimento mais claro sobre onde investir e o que dizer; em troca elevam seu retorno sobre o investimento.

A Samsung foi a empresa com desempenho mais notável. Entrou no top 10 das mais conceituadas pela primeira vez este ano, subindo 33 posições em três anos, ao sair da 43ª colocação, em 2011. Está agora no mesmo nível das concorrentes Sony e Apple, quanto a confiança e respeito dos consumidores. Na Europa, é a segunda companhia com melhor reputação (a primeira é a Sony).

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Outro dado do estudo é preocupante para os profissionais de comunicação: a maioria dos consumidores não confia em publicidade. Apenas 25% dos pesquisados no Global RepTrak 100 afirmaram acreditar no que as companhias dizem em sua propaganda. No Japão, Alemanha, Reino Unido e França o percentual fica entre 10% e 15%.

“Empresas bem-sucedidas mudaram sua abordagem de marketing para a construção de confiança mais do que empurrar o produto somente. Elas estão fazendo isso numa miríade de formas, de engajamento em redes sociais a programas de cocriação com consumidores. A chave é alavancar os programas focados em produtos, mas adicionar a eles uma identidade da companhia. As que fazem isso corretamente economizam dinheiro e garantem melhores resultados”, afirmou Nielsen.

Mesmo as 100 empresas mais conceituadas têm tido trabalho para explicar o que fazem. Mais de 60% dos consumidores não estão certos de se podem confiar nessas empresas em relação a qualidade dos produtos, práticas de negócio honestas e lideranças confiáveis.

Apesar de investirem milhões em marketing e comunicação, 43% dos consumidores não estão certos de que tais empresas entregam produtos e serviços de alta qualidade. Ao mesmo tempo, 61% são neutros ou indecisos quanto a afirmar se as empresas são “boas cidadãs corporativas”, apoiando boas causas e protegendo o meio ambiente.

Outras curiosidades do estudo: a Apple foi considerada a mais inovadora; o Google o melhor em performance financeira, lideranças e como local para trabalhar; a BMW lidera o tópico governança; a Disney atingiu a melhor reputação em “cidadania corporativa”. Por regiões, Amazon é que tem melhor reputação na América do Norte; a Sony na Europa, como mencionado; o Google, na América Latina e Rolex, na Ásia.

Confira abaixo a lista das 10 empresas globais com maior reputação:

1. The Walt Disney Company + Google (empatadas)
3. BMW Group + Rolex (empatadas)
5. Sony
6. Canon
7. Apple
8. Daimler
9. Lego
10. Samsung + Microsoft (empatadas)
 

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