Electrolux celebra 100 anos do aspirador
No Brasil, aparelhos respondem por 25% do faturamento da divisão de eletroportáteis
No Brasil, aparelhos respondem por 25% do faturamento da divisão de eletroportáteis
Roseani Rocha
19 de abril de 2012 - 8h20
A sueca Electrolux nasceu a partir de um único produto, que este ano comemora o seu centenário: o aspirador de pó. O primeiro modelo, Lux 1, pesava 14 kg e custava o equivalente a R$ 3.150,00.
Muitos avanços tecnológicos depois, a empresa expandiu as categorias de produtos em que atua, mas os aspiradores de pó continuam sendo um case e terão direito a um evento comemorativo no espaço-conceito da marca em São Paulo, a Casa Electrolux. Afinal, já foram vendidos mais de 350 milhões desses aparelhos em todo o mundo.
Embora a marca seja líder no Brasil, Ariel Werner, gerente da categoria, acredita que ainda há muito espaço para crescer. Isso porque no Brasil muita gente ainda imagina que ele sirva apenas para a limpeza de tapetes e carpetes, o que não é verdade.
Atualmente, entre os vários modelos, o mais leve é o Ergorapido, sem fio, para pequenas limpezas do dia a dia, com algo em torno de 5 kg. E mesmo outro problema que precisava ser resolvido, o barulho dos aparelhos, levou um fim com o lançamento do Ultra Silence. Ligado na potência máxima emite 72 decibéis de ruído, quando a média dos aparelhos é de 90 decibéis. Ariel Werner conta um caso a respeito: quando do lançamento do modelo na Suécia, os jornalistas não perceberam que embaixo das mesas de cada um havia um aparelho ligado, o que só foi revelado ao final da coletiva.
E quanto pesa o aspirador no faturamento da Electrolux? Sem citar os valores em si, Werner conta que os chamados “água e pó” representam 25% do faturamento da divisão de eletroportáteis no Brasil, sendo o principal produto do segmento, que inclui vários outros itens, incluindo cafeteiras, liquidificadores e ferros de passar. “Somos líderes de mercado e todos os outros somados não chegam ao que temos de share”, afirma o executivo.
Para estar em sintonia com o que os consumidores buscam, a empresa realiza estudos anualmente. “Temos por volta de 10 lançamentos ao ano na categoria e qualquer lançamento é precedido de uma pesquisa, dividida em várias etapas. Nessas etapas, participam 20, 50, 100 consumidoras ou consumidores, dependendo do produto. E de diferentes faixas etárias e de renda”, conta Werner. Somente se um mínimo de 70% dos pesquisados tiverem aprovado o produto ele vai ao mercado. É tradição da empresa, que iniciou as vendas via porta-a-porta, que as ideias venham do ponto de venda, a partir do contato com os consumidores. Por isso, ela foi também uma das pioneiras a ter a figura das promotoras ou demonstradoras.
Além do evento cuja data será confirmada, o centenário também rendeu promoção nas redes sociais. Os fãs da marca e seguidores da página “Cuidados com a Casa” no Facebook, Twitter e no Blog terão R$ 100 de desconto na compra do Ergorapido 4 Grafite, daí o nome da ação “100 anos de aspirador com R$ 100 de desconto”. O custo cai de R$ 299 para R$ 199 e pode ser parcelado em até seis vezes. Iniciada, na terça-feira, 17 de abril, a campanha vai até dia 23.
Quanto ao futuro dessa categoria de produtos, a empresa revela que a ideia é que ele continue cada vez mais sendo um item que facilite a limpeza do dia a dia. Itens pensando no público alérgico representam outra tendência, assim como o apelo crescente pela sustentabilidade, com redução do consumo de energia. No vídeo abaixo, Ariel Werner destaca outros detalhes sobre o produto e a efeméride.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor