Marketing
Sabor, saúde e influenciadores: as estratégias de marketing das marcas de açaí
Polpanorte, Tropicool, Frooty, Oakberry e The Best Açaí explicam as estratégias de marketing utilizadas para se destacar em meio à concorrência
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Rafaela de Oliveira
27 de setembro de 2024 - 8h34
De acordo com a Scanntech, startup de dados para varejo e indústria, o mercado de açaí cresceu 15,5% entre janeiro e setembro de 2023. O estado do Pará é maior produtor mundial do fruto, responsável por exportra mais de 61 mil toneladas por ano.
Diante desse ritmo acelerado de crescimento do segmento, as marcas de açaí apostam em diferentes métodos para se destacar entre a ampla concorrência nacional, que também percorre o exterior. Entre elas estão, Polpanorte, Tropicool, Frooty, Oakberry e The Best Açaí. Conheça um pouco sobre as estratégias de negócios de cada uma:
Polpanorte
Com fábricas próprias no Pará e no Paraná, a Polpanorte disponibiliza seus produtos em redes supermercadistas, lojas de autosserviço, açaíterias e pontos de venda, sendo que o food service representa 65% das vendas. A marca, que também exporta para mais de 20 países, tem nove lojas distribuídas por São Paulo e Paraná.
Como parte do seu projeto de franquias, a previsão da Polpanorte é abrir 20 unidades por todo o território nacional até o final deste ano. Em 2023, a marca teve faturamento de R$ 400 milhões e estima para 2024 um fechamento em torno de R$540 milhões.
Tropicool
A Tropicool, marca brasileira fundada por empresários brasileiros e árabes, tem quatro anos de atuação e já abriu operação em Dubai, nos Emirados Árabes. Até o momento, a empresa tem a distribuição de produtos e formato de franquias como modelos de negócio – que incluem carrinhos, container, quiosques e lojas de rua.
Com cerca de 120 unidades espalhadas por dez países, a rede planeja ter mais de 200 lojas pelo mundo até 2025. A Tropicool abriu suas primeiras lojas em São Paulo em 2024, nos bairros de Consolação, Pinheiros e Vila Olímpia, e tem a previsão de 24 novos pontos de venda no país até o fim do ano.
Frooty
A Frooty tem fábricas no Amazonas e no Pará. Em 2024, a marca completou 30 anos de atuação, sendo a pioneira e líder no segmento, de acordo com a Nielsen. A marca, que cresce 30 % ano a ano, não possui loja própria, mas seus produtos estão nos canais de varejo e food service, além de exportar para todos os continentes e ter uma empresa nos Estados Unidos.
Oakberry
A Oakberry conta com fábrica própria em Santa Izabel do Pará, no Pará, e opera em locais pequenos, com um número reduzido de funcionários, o que a marca identifica como modelo atrativo para investidores e franqueados, que hoje compõem a grande maioria desses pontos de venda. Assim, o formato de operação concentra-se em quiosque interno, quiosque externo e loja.
Atualmente, a rede possui cerca de 750 unidades em 50 países. A estimativa da marca é encerrar o ano com um faturamento entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão.
The Best Açaí
A The Best Açaí, que faz parte do Grupo The Best, tem 470 lojas abertas em 12 estados. No self-service de cada unidade, a marca oferece um buffet com 12 sabores de açaí, 24 sabores de sorvete e 40 acompanhamentos. A cada dois meses, é lançado nas suas lojas um novo saborm produzido pela franqueadora.
Em 2023 a The Best Açaí teve o faturamento de R$ 400 milhões. Para 2024, a expectativa da rede é chegar a 777 unidades e faturar R$ 777 milhões – número que faz parte do Plano 777, criado com a proposta de engajar o time interno.
Em um cenário com tantas marcas atuantes, criar um diferencial perante a grande concorrência de marcas de açaí torna-se algo desafiador. Carlos Bentim, head comercial & marketing da Polpanorte, aponta como diferencial da marca a realização de degustação nos pontos de vendas e participação de eventos, que leva os consumidores a identificarem a qualidade do sabor – o que consequentemente resulta em altos índices de vendas.
“Investimos em degustação para incluir o público dentro de um novo hábito de consumo da nossa marca, já que muitas pessoas nunca consumiram açaí ou tiveram uma experiência ruim marcante”, acredita.
A marca enxergou também no público infantil a possibilidade de se diferenciar, a partir de sua parceria com a Turma da Mônica, que teve início em 2022. O licenciamento resultou no crescimento aproximado de 300%, segundo a empresa.
Já de acordo com Rafael Prado, head global da Tropicool, e Fábio Atassio, global head of marketing, o branding da mesma empresa, a sustentabilidade e a inovação são os principais pilares que diferenciam a marca no mercado. “Também nos destacamos ao oferecer um produto com a melhor qualidade nutricional possível que é comunicada ao consumidor”, menciona Atassio.
Para Nathalia Pires, head de marketing e inovação da Frooty, só foi possível alcançar 30 anos de história porque a marca sempre procurou se reinventar, “ainda mais em um cenário que apresenta mais de 30 concorrentes dentro desse mercado”, diz.
A executiva explica, ainda, que para se destacar dentro das gôndolas, a Frooty desenvolveu a Split Açaí, outra marca que está em uma categoria de preço mais baixo.
A Oakberry, por sua vez, percebe a força da marca, experiência de produto e esforços dentro da cadeia de açaí como seus valores fundamentais. Esses elementos, segundo Bruno Cardinali, chief marketing officer da empresa, “são resultados da construção de uma marca lifestyle, apresentação de um produto colorido e divertido devido à distribuição dos ingredientes em camadas e cadeia de suprimentos verticalizada”.
Sérgio Kendy, CEO da The Best Açaí, considera que o diferencial da marca se concentra na proximidade com os franqueados e com o público para conseguir entender as demandas de cada um, prezando pela inovação. “Isso envolve um investimento alto em comunicação que não se trata tanto de valores monetários, mas de tempo e de um suporte efetivo”, comenta.
As marcas mencionadas apresentam a tendência de movimentar o digital e fortalecer redes sociais, recorrendo ao uso de marketing de influência.
A Polpanorte tem forte presença no Instagram e Tik Tok, onde investe na estratégia de comunicação por meio da formação de um time de influencers, encarregados da divulgação da marca. Entre as celebridades parceiras, estão nomes como Sabrina Sato, Ticiane Pinheiro e o comediante Ceará.
Com perfis personalizados no Instagram para cada país que atua, a Tropicool trabalha com conteúdos descontraídos nas redes sociais. Para seu processo de expansão, o jogador Neymar Jr. foi escolhido para ser o rosto da marca. “Escolhemos o Neymar por hoje jogar na Arábia Saudita e reforçar nossa conexão com a região enquanto influenciador”, afirma Rafael Prado, head global da Tropicool.
A Frooty tem um time de influenciadores para conversar com a geração mais nova, formado por personalidades como Thalita Meneghim, Lara Santana e Gui Tank. Os creators são instruídos a produzirem conteúdos úteis e customizados de acordo com a plataforma para atrair o público, falando sobre lifestyle e formas de consumir o produto de maneira versátil. Com isso, a marca analisou o aumento de no mínimo 20% ano a ano em sua base de engajamento.
Como parte da comemoração de seus 30 anos, as embalagens dos produtos da Frooty foram renovadas, trazendo informações sobre sua história e suas produções, levando os consumidores para outros canais da marca onde há ainda mais conteúdos – como Instagram, TikTok e site próprio – ao analisar o engajamento gerado nesses meios.
O CMO da Oakberry explica que por ser feita uma curadoria assertiva, o marketing de influência ajuda a marca a acessar um espaço interessante e vantajoso. O executivo afirma ser fundamental que as pessoas com quem a Oakberry se associa sejam realmente fãs e consumidores da marca, com o mesmo perfil e valores que acreditam. “Cultivar esse trabalho com parceiros nos traz mais credibilidade, por estarem aliados à nossa comunicação direta”, ressalta.
A The Best Açaí tem apostado em médios e micro influenciadores em cada uma das regiões de atuação, que produzem conteúdos autorais para as campanhas da marca, gerando aumento de fluxo nas unidades. “Entendemos que conteúdos com histórias e com o jeito de produzir de cada um desperta muito a atenção do público”, destaca o CEO.
O Instagram da marca é atualmente o canal que concentra a comunicação com os clientes, com conteúdos autorais, produzidos pela franqueadora, que coordena todo cronograma de publicações internamente, como forma de manter uma sincronia.
Tendo em vista que o açaí é apreciado por seu valor nutritivo e caráter refrescante, algumas marcas identificam o esporte como um setor estratégico para promover seus produtos por meio de patrocínios a eventos esportivos e atletas.
Neste ano, a Polpanorte se tornou patrocinadora do time de basquete feminino do Corinthians e participou de uma corrida da Turma da Mônica no SP Market, além de ter presença em estádios de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
A Tropicool teve participação em eventos como Expo 2020 em Dubai, Copa do Mundo no Catar em 2022 e show do Maroon 5 nas pirâmides do Planalto de Gizé, no Egito, em 2022, onde ofereceu ação promocional para clientes VIP.
Já a Frooty tem recursos de comunicação para falar sobre saudabilidade com esportes de areia, como o beach tennis, e em shows e festivais de músicas, como o Festival Surreal. A marca patrocina atletas de diferentes modalidades para incentivar o estilo de vida saudável e a reflexão sobre o consumo responsável, apontando a Frooty como meio para alcançar isso com o posicionamento: “Para você cada dia melhor”.
Recentemente a Frooty lançou a primeira collab com a Dobro, marca de suplementos, para alcançar consumidores que praticam esportes. “Entendemos que a Dobro estava em outra categoria que também queremos alcançar e condiz com os nossos patrocínios em atividades físicas”, explica a head de marketing e inovação.
A Oakberry também esteve presente em eventos esportivos neste ano, inclusive foi uma das patrocinadoras da Casa Brasil, ponto de encontro dos torcedores brasileiros durante os Jogos de Paris 2024, e anunciou Aryna Sabalenka, que ocupa a segunda posição no ranking mundial da Associação de Tênis Feminino, como embaixadora da marca.
Para reforçar o posicionamento de lifestyle da marca, há investimos em parcerias e patrocínios em eventos esportivos e culturais como a Fórmula 1, NFL, o Ironman, a Liga Mundial de Surfe, o Lollapalooza e o Primavera Sounds. “Esses eventos nos permitem alcançar diferentes públicos, sempre associando nossa marca a experiências autênticas e de alta energia, que refletem os valores e o estilo de vida saudável que acreditamos”, comenta o CMO da Oakberry.
Por fim, a The Best Açaí investe em estratégias institucionais, como a Meia Maratona The Best Açaí, que ocorre anualmente e atrai participantes de várias regiões.
Como política de ESG, a Tropicool promove o plantio de uma árvore na Amazônia para cada cada 10 litros vendidos, e realiza o The Amazônia Expedition, incentivando investidores de fora do país e clientes a conhecerem o ecossistema amazônico. Também conta com embalagens tetrapak sem presença de plásticos e com tecnologia que mantém o produto sem refrigeração.
Devido à localização de suas fábricas, a Frooty mantém contato direto com produtores de açaí que fazem parte da população ribeirinha. A marca tem projetos sociais nessas comunidades, com distribuição de material de segurança para a colheita e acompanhamento das famílias para garatir que não haja trabalho infantil.
Para os distribuidores, a marca fornece programas de incentivo com dicas de planejamento de crescimento, treinamentos e profissionalização.
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