Estudo revela marcas mais lembradas na pandemia
Ranking tem como base pesquisa desenvolvida pelo Grupo Croma com consumidores brasileiros
Estudo revela marcas mais lembradas na pandemia
BuscarEstudo revela marcas mais lembradas na pandemia
BuscarRanking tem como base pesquisa desenvolvida pelo Grupo Croma com consumidores brasileiros
Renato Rogenski
13 de maio de 2020 - 6h00
Para analisar o comportamento do brasileiro na pandemia causada pelo Covid-19, o Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights realizou 9080 entrevistas online durante o período de 15 de fevereiro a 29 de abril de 2020. O estudo, desenvolvido em parceria com a Toluna, perguntou ao consumidor quais empresas têm se posicionado positivamente em relação ao novo contexto imposto pelo coronavírus. O resultado das respostas deu origem ao ranking com as marcas mais lembradas neste momento de isolamento social. O Itaú foi a mais mencionada na pesquisa. Durante o período, a marca tem apostado em promover mensagens de apoio e alternativas para os pequenos e médios empresários.
Já Ambev está posicionada na sequência do ranking. Entre as ações mencionadas, que se destacam, está a grande fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública. O terceiro posto do ranking é ocupado pela Magalu, que ganhou diversas menções pelas iniciativas de emprego para autônomos com a expansão dos revendedores Magalu, além das doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos. Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia completam a lista das dez marcas mais lembradas.
O estudo também aponta as empresas mais lembradas por segmento. Em alimentação, Nestlé, Burger King e Cacau Show são as três marcas com maior impacto positivo. No setor de bebidas, Ambev, Brahma e Coca-Cola foram as mais citadas na ordem. Já as três instituições financeiras melhor posicionadas foram Itaú, Santander e Bradesco. Na moda, Havaianas, Nike e Adidas foras as mais lembradas pelos brasileiros.
Sob o ponto de vista de comunicação, o público destacou as coberturas sobre a pandemia feitas por Globo, SBT e Bandeirantes. Entre os aplicativos de serviços, os mais lembrados positivamente na pesquisa foram Ifood, Uber e 99 Taxi. E por fim, as marcas de varejo mais mencionadas foram Magalu, Americanas e Casas Bahia.
Outras marcas entre as 100 mais lembradas merecem uma menção. Gusttavo Lima (60º), por exemplo, foi o primeiro artista popular a encabeçar a doação de recursos por meio das lives. Aliás, o grande número de artistas que seguiram essa mesma direção ajudou a destacar outras duas três marcas na lembrança dos brasileiros: Ame Digital (29º) YouTube (30º) e Pic Pay (35º), que patrocinaram as apresentações de artistas e ajudaram a arrecadação das doações com os QR codes.
Confira o ranking das 100 marcas mais lembradas positivamente pelo público:
Crédito da imagem de topo: vector ilustration/Istock
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros