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Marketing

Grupo Alloha consolida marcas comerciais com estratégias regionais

Com processo de unificação, empresa de fibra ótica alcança lucro recorde em 2024 e desenvolve campanhas para cada região de atuação


29 de julho de 2024 - 6h30

Alexandre Lovecchio é vice-presidente para a divisão B2C do Grupo Alloha Fibra (Crédito: Divulgação)

O Grupo Alloha Fibra, empresa de fibra óptica, concluiu no início de junho a unificação de suas marcas Sumicity, Univox, Click, Giga+, VIP, Ligue, Niu, Mob e Wire em Giga+ Fibra. O processo, que iniciou desde o final do ano de 2023, segue hoje como Giga+ Fibra para o mercado B2C, e Giga+ Empresas para o segmento B2B.

Fundada em 2018, era até então composta por nove marcas que nasceram em mercados distintos e com força independente em suas praças de atuação.

Atualmente, a Alloha marca presença em todo Brasil e contabiliza cerca de 1,6 milhão de clientes. Com uma relação de aproximadamente 80% B2C e 20% B2B.

A companhia registrou no primeiro trimestre de 2024 lucro líquido de R$ 8,4 milhões, enquanto a receita líquida totalizou R$ 411 milhões e evolução de 3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, sendo o melhor resultado da companhia desde sua criação.

Processo de integração

“Quando decidimos iniciar o processo de integração e ter uma única marca que tivesse uma grande relação com o produto, também pensamos em como não perder força gerada por cada uma dessas marcas locais”, explica Alexandre Lovecchio, vice-presidente para a divisão B2C do Grupo Alloha Fibra.

Com a consolidação, a empresa de fibra óptica pretende ter uma única identidade com abrangência nacional e aprimorar a comunicação com os clientes, somando a competência já conhecida em cada uma das empresas.

Assim, o objetivo é promover uma melhor experiência de atendimento e ampliar a oferta de soluções e serviços de internet de banda larga fixa por todo território brasileiro.

“A nossa estratégia de migração de marca contempla o uso da marca local por um período de tempo, onde monitoramos a sua existência nas próprias lojas e anunciamos a mudança”, esclarece Alexandre Lovecchio. “Esse comportamento tem nos trazido um efeito positivo, com ganho de performance no marketing digital e no awareness de marca.”

A construção da marca Giga+ Fibra foi realizada pela agência de comunicação Made, também responsável pela virada de VIP, Niu, Sumicity, Ligue, Univox e Clique. Já a transição da Mob foi desenvolvida pela SG Propag; os desdobramentos das peças de comunicação foram feitos pela Bugani; e o plano de mídia e performance digital pela Media.Monks junto com a Raccon.

Comunicações regionais

O grupo desenvolveu campanhas regionais que contam com influenciadores e artistas de relevâncias locais, como o cantor Xand Avião para transição da marca Mob no Ceará, e os lutadores de UFC Charles do Bronx e Bruna Brasil no litoral paulista. As personalidades patrocinadas pelas marcas estrelam em filmes publicitários, estampam peças promocionais e produzem conteúdos para as redes sociais anunciando a mudança.

“Consideramos que a presença de trade marketing para se relacionar com os mercados locais é um diferencial por nos ajudar a entender quais são os veículos que melhor levam a divulgação da nossa marca”, diz Lovecchio. “Não optamos por uma estratégia de marketing centralizada, e acreditamos que isso pode nos trazer resultados positivos e eficientes, uma vez que sua atuação da companhia contempla todo país.”

As campanhas publicitárias estão sendo veiculadas regionalmente em mídias on e off-line, como transmissões em canais de TV abertos, OOH e ativações para comunicar a nova fase da empresa de telecomunicações, mas sempre destacando a respectiva marca-mãe do local.

O VP para a divisão B2C do Grupo Alloha Fibra afirma ser um movimento em que a marca local é respeitada, em que ao mesmo tempo se apresenta como uma marca nacional que representa o nosso negócio.

Além disso, estão sendo implementadas iniciativas no comércio e participações em eventos nos mercados de interesse, para garantir visibilidade ao novo momento e ampliar a presença nas praças de atuação.

“Trabalhamos para buscar o melhor de cada posicionamento de marca, respeitando suas histórias para fazer uma junção que carregue todos os atributos de um forte negócio local”, comenta o VP. “Achamos importante aproveitar a força que a marca local já apresentava para continuar gerando awareness.”

Durante a mudança de marca, o grupo observou um crescimento orgânico representativo em que 50% tem origem do marketing digital e os outros 50% de canais mais ativos.

Próximos passos

A empresa de telecomunicações planeja disponibilizar serviços que possam garantir a inclusão dos clientes.

“Temos um produto prestes a ser lançado que integra o mundo de conteúdo de TV por um preço mais acessível”, conta Alexandre Lovecchio. “Ou seja, conseguimos incluir clientes que não tem esse tipo de serviço, e ao mesmo tempo dar a possibilidade para os que têm migrarem para ofertas mais justas.”

O profissional reforça que a empresa está trabalhando para incluir de alguma forma os clientes em tecnologias mais avançadas, seja em fibra óptica ou televisão por streaming, e prezando por um custo-benefício mais justo.

Serviços oferecidos

Além das soluções para o mercado B2B por meio da Giga+ Empresas, A Giga+ Fibra oferece serviços de internet 100% fibra óptica em mais de 860 cidades em todo o país, incluindo banda larga fibra residencial, TV por assinatura, telefonia fixa e serviços digitais.

Os assinantes têm acesso a diferentes serviços de streaming que oferecem conteúdos como filmes, séries, esportes e canais ao vivo. Parcerias com plataformas como Globoplay, Telecine, Paramount+ e Max.

Os pacotes também incluem serviços adicionais como Premier, Conta Outra Vez, Skeelo, Bebanca, Super Comics, Fit Anywhere e ESaúde.

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