Grupo Wine tem nova arquitetura de marcas

Buscar

Grupo Wine tem nova arquitetura de marcas

Buscar
Publicidade

Marketing

Grupo Wine tem nova arquitetura de marcas

Empresa reestrutura arquitetura de marcas com novas identidades visuais e reforço da presença em B2B e B2C


9 de outubro de 2023 - 9h51

Operando no mercado desde 2008 com a Wine e estrutura atual baseada no B2B e B2C, o Grupo Wine apresenta sua nova arquitetura de marcas. Com o posicionamento de ser “o grupo número 1 de vinhos no Brasil”, o Grupo reforça suas marcas próprias – Wine, Cantu e Bodegas – para o ecossistema B2B e B2C por meio de uma reestruturação e novas identidades visuais.

grupo wine

Laura Barros, diretora de marketing do Grupo Wine (Crédito: Celso Doni)

A decisão por trás é investir na missão de transformar o vinho em um produto hiper disponível ao brasileiro, assim como aconteceu com a cerveja no passado, conforme compara Laura Barros, diretora de marketing da Wine. “Acreditamos que o brasileiro pode ter o vinho como produto hiper disponível se nós, como Grupo Wine, conseguirmos fazer com que ele tenha o produto certo, no preço certo, na temperatura certa e no local onde o consumidor está”, diz.

A nova identidade de Wine consiste em um tangram em cores alegres, com disposição inspirada na agricultura atual de precisão dos vinhedos. Para acompanhar o fato de o vinho ser algo gregário, nas palavras da executiva, o desenho traz o elo entre a cidade e o campo. A estética será aplicada à Wine Box, parte essencial dos negócios do Grupo e do Clube de Assinaturas. Com foco em curadoria, conteúdo e comodidade, contribui para democratizar o acesso e consumo da bebida no País.

Entre Brasil e México, em que passou a operar em 2021 como Vino como quieras, o clube conta com quase 400 mil assinantes. A experiência do consumidor se complementa por um aplicativo com gamificação e benefícios exclusivos. Além disso, há e-commerce da marca e 16 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Laura explica que a pulverização atende ao grande adensamento de sócios a nível nacional.

Grupo Wine e o B2B

Já para o B2B, Cantu e Bodegas seguem operando em portfólios e posições de vendas independentes, mas complementares às experiências proporcionadas pela Wine. Ambas atendem varejo regional, empórios, restaurantes e hortifrutis. Enquanto a Cantu representa grandes marcas mundiais, Bodegas tem a missão de ampliar o share de mercado com novos produtores.

Na atualização de visual de Cantu, a importadora recebeu novos elementos e com fonte que remete ao clássico e tradicional. Já Bodegas, que na língua espanhola refere-se ao local em que garrafas de vinho são armazenadas, traz figuras que remetem ao seu significado. Ainda, leva um toque de modernização e inovação.

O processo de organização da arquitetura das marcas durou 90 dias e envolveu unidades internas das empresas do Grupo, bem como contou com a agência de design Voadora.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Copa América e o desafio da (boa) experiência em meio ao caos

    Copa América e o desafio da (boa) experiência em meio ao caos

    Para patrocinadores como a Mastercard final do evento foi uma prova de fogo de seus conceitos de marketing e experiência

  • ABA e Cenp apoiam Li.belo, por diversidade e inclusão

    ABA e Cenp apoiam Li.belo, por diversidade e inclusão

    Entidades criaram um guia sobre linguagem LGBTQIAP+ e termos antirracistas, assim como um curso de capacitação para pessoas 50+