Grupo Wine tem nova arquitetura de marcas
Empresa reestrutura arquitetura de marcas com novas identidades visuais e reforço da presença em B2B e B2C
Empresa reestrutura arquitetura de marcas com novas identidades visuais e reforço da presença em B2B e B2C
Giovana Oréfice
9 de outubro de 2023 - 9h51
Operando no mercado desde 2008 com a Wine e estrutura atual baseada no B2B e B2C, o Grupo Wine apresenta sua nova arquitetura de marcas. Com o posicionamento de ser “o grupo número 1 de vinhos no Brasil”, o Grupo reforça suas marcas próprias – Wine, Cantu e Bodegas – para o ecossistema B2B e B2C por meio de uma reestruturação e novas identidades visuais.
A decisão por trás é investir na missão de transformar o vinho em um produto hiper disponível ao brasileiro, assim como aconteceu com a cerveja no passado, conforme compara Laura Barros, diretora de marketing da Wine. “Acreditamos que o brasileiro pode ter o vinho como produto hiper disponível se nós, como Grupo Wine, conseguirmos fazer com que ele tenha o produto certo, no preço certo, na temperatura certa e no local onde o consumidor está”, diz.
A nova identidade de Wine consiste em um tangram em cores alegres, com disposição inspirada na agricultura atual de precisão dos vinhedos. Para acompanhar o fato de o vinho ser algo gregário, nas palavras da executiva, o desenho traz o elo entre a cidade e o campo. A estética será aplicada à Wine Box, parte essencial dos negócios do Grupo e do Clube de Assinaturas. Com foco em curadoria, conteúdo e comodidade, contribui para democratizar o acesso e consumo da bebida no País.
Entre Brasil e México, em que passou a operar em 2021 como Vino como quieras, o clube conta com quase 400 mil assinantes. A experiência do consumidor se complementa por um aplicativo com gamificação e benefícios exclusivos. Além disso, há e-commerce da marca e 16 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Laura explica que a pulverização atende ao grande adensamento de sócios a nível nacional.
Já para o B2B, Cantu e Bodegas seguem operando em portfólios e posições de vendas independentes, mas complementares às experiências proporcionadas pela Wine. Ambas atendem varejo regional, empórios, restaurantes e hortifrutis. Enquanto a Cantu representa grandes marcas mundiais, Bodegas tem a missão de ampliar o share de mercado com novos produtores.
Na atualização de visual de Cantu, a importadora recebeu novos elementos e com fonte que remete ao clássico e tradicional. Já Bodegas, que na língua espanhola refere-se ao local em que garrafas de vinho são armazenadas, traz figuras que remetem ao seu significado. Ainda, leva um toque de modernização e inovação.
O processo de organização da arquitetura das marcas durou 90 dias e envolveu unidades internas das empresas do Grupo, bem como contou com a agência de design Voadora.
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