Itaú cria área de narrativa de marca
Raul Santahelena foi contratado para o novo posto por Eduardo Tracanella, diretor associado de marca do banco
Raul Santahelena foi contratado para o novo posto por Eduardo Tracanella, diretor associado de marca do banco
Roseani Rocha
7 de março de 2022 - 15h20
(Crédito: Shutterstock)
Após 15 anos na Petrobras, Raul Santahelena inaugurou em janeiro deste ano uma nova fase em sua carreira e também no marketing do Itaú Unibanco. Isso porque foi contratado para ser head de narrativa de marca do banco, área que tem a missão de estruturar.
O convite veio de Eduardo Tracanella, diretor associado de marketing, a quem Raul se reporta. “Sentia que tinha terminado um ciclo na Petrobras e, paralelamente, recebi esse convite, que é como o Pep Guardiola te chamar para jogar no Manchester City”, explica Raul, um apaixonado por construção de marcas e por futebol.
Sua agenda, na área de narrativa de futuro da marca Itaú será “organizar o ecossistema conceitual da marca e o ecossistema de elementos definidores profundos da marca, analisar como articulá-los no tempo para contar uma história mais próxima, verdadeira e humana”.
Segundo o executivo, é algo mais complexo do que pode parecer, quando se trata de uma marca na qual há milhares de estímulos ocorrendo o tempo inteiro, e é justamente a isso que é preciso dar coerência/consistência presente e futura.
Embora ainda em trabalho remoto, Raul Santahelena, que é do Rio de Janeiro, está de mudança para São Paulo, para cuidar mais de perto da nova missão. No início está sendo tutoreado e meio que fazendo dupla com Renato Haramura, superintendente de marketing institucional, que cuida de frentes como experiência de marca/patrocínios, internacional, endomarketing e do Cubo.
Bancos lideram ranking Brand Finance 2021
“Estou recebendo esse apoio importante, porque hoje a área sou eu, mas estamos em processo justamente de arredondar o projeto e começar a desenvolvê-la. Até esse desafio de forjar uma nova área do zero foi algo que me atraiu”, diz Raul Santahelena, que continua com sua “outra cachaça”, que é a coordenação acadêmica e docência na Miami AdSchool.
Compartilhe
Veja também
P&G cortará 7 mil postos de trabalho em dois anos
Multinacional anunciou a medida como forma de tentar melhorar a produtividade diante de novas taxas e da mudança do comportamento dos consumidores
As marcas que mantêm acesas as maiores festas juninas do Brasil
Confira quais são as principais marcas que se destacam nas festas juninas por todo o Brasil, celebrando a tradição, a cultura e a regionalidade