J.P. Morgan investe US$ 45 mi na Dafiti
Aporte será direcionado para melhorias em infraestrutura, atendimento, transporte e na construção de um novo centro de estocagem
Aporte será direcionado para melhorias em infraestrutura, atendimento, transporte e na construção de um novo centro de estocagem
Meio & Mensagem
21 de agosto de 2012 - 9h15
O J. P. Morgan Asset Management acaba de pagar US$ 45 milhões por uma parcela minoritária da Dafiti, que começou a vender sapatos pela internet em janeiro de 2011 e hoje já desponta como um dos endereços mais promissores do varejo online de moda do Brasil. De acordo com informações apuradas pelo jornal Valor Econômico, esse é o terceiro aporte recebido pela marca. Os outros dois, no valor de € 20 milhões cada, foram feitos pela controladora da Dafiti, a incubadora alemã Rocket Internet, criada em 2007 por três irmãos – Marc, Oliver e Alexander Samwer – que se especializaram em replicar negócios bem-sucedidos internacionalmente. A própria Dafiti, por exemplo, foi inspirada na Zappos, a maior loja online de roupas e calçados do mundo, comprada pela Amazon em 2009.
Comandada pelos alemães Malte Huffmann e Malte Horeyseck, pelo francês Thibaud Lecuyer e pelo brasileiro Philipp Povel, a Dafiti vai aplicar este novo investimento na melhoria da sua infraestrutura e na construção de um novo centro de distribuição, com uma área de 25 mil metros quadrados, conforme entrevista de Malte Huffmann, responsável pela área de marketing da Dafiti, concedida ao Meio & Mensagem no último mês de maio. A previsão é que o complexo comece a operar entre 2013 e 2014 em Jundiaí (SP), cidade que já abriga a primeira unidade de estocagem da marca, com sete mil metros quadrados. Os recursos se estendem ainda para as áreas de atendimento ao consumidor e transporte.
A necessidade de ampliar a capacidade de armazenamento evidencia o ritmo acelerado de crescimento da marca, que tem entre 65% a 70% do seu faturamento gerado pelos calçados. O restante vem das áreas de acessórios, categoria que passou a fazer parte do negócio em abril, e de vestuário, que estreou em julho como uma das principais apostas da Dafiti para liderar a expansão da empresa nos próximos anos. Com um total de 56 mil produtos e mais de 500 marcas, a Dafiti registrou cerca de 31 milhões de acessos e 17 milhões de visitantes únicos no último mês de maio. A taxa de conversão é mantida em segredo, assim como o faturamento, mas estimativas do mercado apontam para um valor próximo de R$ 400 milhões em 2011. A marca já está presente também na Argentina, Chile, Colômbia e México.
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