JBS atinge R$ 60 bilhões em receita
Multinacional brasileira segue planos de integração; para 2012 a meta é crescer dois dígitos
Multinacional brasileira segue planos de integração; para 2012 a meta é crescer dois dígitos
Roseani Rocha
20 de dezembro de 2011 - 9h20
A JBS fechou 2011 com receitas totais no mundo próximas de R$ 60 bilhões e para 2012 pretende registrar crescimento de dois dígitos, segundo Wesley Batista, presidente da companhia. A empresa é a maior multinacional brasileira da área de alimentos e possui negócios em carne bovina, suína, aves, ovinos, lácteos e derivados. Além do Brasil, ela opera na Austrália, Estados Unidos, Itália, Uruguai, Argentina, México e China. Em termos de demanda os mercados emergentes, incluindo o próprio Brasil, são os focos de crescimento da empresa.
Uma das áreas que vem passando por mudanças substanciais no mercado interno é a de carnes, com o portfolio de mais de 50 marcas se concentrando em duas: Friboi e Swift. Além disso, a empresa deu início à estratégia de colocar a marca Friboi na carne in natura e para chamar atenção das consumidoras colocou no ar no domingo 18 uma campanha criada pela Fischer+Friends com a promoção Miniastros, em que as consumidoras que juntarem cinco selos dos cortes de carne Friboi, mais R$ 5, levam um boneco de um astro sertanejo: Vitor e Leo, Zezé de Camargo e Luciano e Luan Santana (o primeiro lote tem dois milhões de bonecos e um segundo está para ser liberado).
A meta com a campanha, segundo Marcio Gonzalez, gerente de marketing da divisão de carnes, é incrementar o volume de vendas em São Paulo, onde começa a campanha, em 10%. Em 2012, a campanha será expandida para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Antes disso, somente a campanha institucional da empresa (do filme “Vai, Zé!”), falando de sua origem já havia feito as vendas em novembro crescerem 10% sobre outubro e 38% sobre o período equivalente de 2010.
“A meta da unidade é crescer 50% a cada ano no faturamento de industrializados, 50% em supercongelados e 30% em carnes in natura”, disse Renato Costa, presidente da divisão no Brasil.
Reforço em lácteos
A área de lácteos, que tem Gilberto Xandó como CEO e inclui as marcas Vigor, Leco, Danúbio, Faixa Azul e Serrabella tem 7% de market share no mercado nacional recebeu investimentos de R$ 33 milhões no último ano e meio e pretende melhorar o desempenho. A empresa vem trabalhando em um novo posicionamento para Vigor e na revisão do portfolio de produtos e marcas da divisão.
Além disso, anunciou como novidade a contratação de Anne Napoli, para a diretoria de marketing. A executiva, que começou a trabalhar nesta terça-feira, 20, teve passagens por Danone e Unilever. “Ela vai atuar na área que envolve pesquisa e desenvolvimento e atendimento ao consumidor no varejo e food service”, disse Xandó. A meta é crescer 20% ao ano e focar nas marcas que são core business: Vigor, Faixa Azul e Danúbio.
Outras áreas de atuação da companhia são as de couros e novos negócios. Na primeira, a corporação fornece material para as indústrias de móveis, automotiva e calçadista e deve elevar em 20% o faturamento em relação a 2010. Este ano, a JBS investiu US$ 60 milhões nas unidades em Cascavel (CE), Itumbiara (GO), Lins (SP) e Uberlândia (MG).
Já os novos negócios abrangem ações diversas como a área ambiental (reaproveitamento de resíduos), biodiesel, envoltórios (venda de tripas para a indústria de embutidos), produção de colágeno bovino e de latas, entre outras. Este ano, as nove empresas que compõem a divisão tiveram faturamento de R$ 1,8 bilhão.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros