Marcas dão a largada para GP do Brasil de F1
Veja como os anunciantes ativarão os patrocínios relacionados à corrida que acontece no próximo final de semana
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Guilherme Miranda
24 de novembro de 2011 - 8h10
O campeão da Fórmula 1 está definido desde o dia 9 de outubro, quando o piloto Sebastian Vettel conquistou o terceiro lugar na corrida de Suzuka, no Japão. Os amantes do esporte, e a mídia de forma geral, porém, já davam como certo o bicampeonato do alemão da Red Bull desde as primeiras corridas da temporada. Vettel não teve concorrência em nenhum momento em 2011, sendo vencedor de 11 das 18 etapas disputadas até agora.
Mas não se engane: o cenário de “fim de festa” estará restrito à pista no Grande Prêmio Petrobrás 2011. Entre os dias 25, 26 e 27 de novembro, o Grande Prêmio do Brasil deve atrair algo em torno de 140 mil pessoas ao autódromo de Interlagos, segundo números da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo. E apesar da queda de audiência nos últimos anos – passou de 33 pontos em 2008 para 17 em 2010 –, o evento ainda é uma grande oportunidade de marketing para as grandes marcas.
A ação que salta aos olhos à leitura do nome oficial do GP – Grande Prêmio Petrobras do Brasil de F1 – é da estatal brasileira, que além de adquirir os naming rights da corrida, foi responsável pela confecção dos troféus que serão entregues aos três primeiros colocados e à equipe vencedora. As peças especiais, que fazem parte da campanha "Do fundo do mar ao topo do pódio – O troféu mais valioso do mundo", levam pedras extraídas das camadas pré-sal, a cinco quilômetros de profundidade. Leia mais sobre a ação em: "Petrobras e Mondo/Livebox levam pré-sal para a F1".
Button promove leilão
Parceira da equipe McLaren há cinco anos, a produtora de whisky Johnnie Walker aproveitou a vinda da F1 para promover um leilão de cunho social. Nesta quinta-feira 24, a marca levará o piloto inglês Jenson Button ao Hotel Hilton, em São Paulo, para participar do evento, que leiloará peças como macacões e capacetes autografados por Button e por seu companheiro, Lewis Hamilton. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o movimento piloto da vez, que disponibiliza táxis gratuitamente para que os cidadãos paulistanos possam voltar para casa nas noites de sexta-feira. “A mudança no comportamento do brasileiro frente à questão de bebida e direção é fundamental e urgente. Decidimos usar a visibilidade de um piloto campeão mundial para chamar atenção para esse assunto tão importante”, disse Leandro Medeiros, diretor de marketing da Diageo, empresa responsável pela Johnnie Walker.
Seguindo na linha das bebidas alcoólicas, a Schin, que patrocina a corrida de Interlagos da F1 há oito anos, juntou-se à rádio Metropolitana para oferecer ingressos aos torcedores através de concursos culturais e sorteios, além de ser fornecedora exclusiva da cerveja que será vendida dentro do autódromo, a Nova Schin.
As miniaturas da Ferrari
Outras marcas que possuem relações de longa data com os times da categoria também estarão presentes no GP com ações especiais. Junto com a Ferrari na F1 há mais de 60 anos, a Shell, através da Raízen, empresa responsável pelas campanhas da marca no mundo do automobilismo, fará ações junto ao público nos próximos dias, com exposição de miniaturas de Ferraris pelas ruas de São Paulo, além de dispor de um videogame gigante, projetado em paredes de prédios, que simula um carro de F1 da escuderia. Por último, a empresa de combustíveis trouxe um carro totalmente transparente, construído para mostrar como funciona o óleo dentro do motor, que passará por São Paulo e Rio de Janeiro até o dia 6 de dezembro.
“É um privilégio ter a chancela de uma das cem marcas mais famosas do mundo – a Ferrari – na tecnologia dos produtos que oferecemos ao nosso consumidor final, que é a tecnologia dos produtos da linha Shell V-Power. A Fórmula 1 funciona como um laboratório para a marca Shell. As tecnologias são testadas nas pistas e depois convertidas em tecnologia de ponta para os carros dos consumidores finais. A mesma qualidade e alta performance obtidas na Formula 1 também podem ser encontradas no posto mais próximo. Acho que essa é a principal mensagem que queremos transmitir”, finalizou Carolina Marques, gerente de patrocínio e evento da Raízen.
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