Mata Lab: novo espaço quer unir moda, beleza e design
Localizado no Complexo Matarazzo, projeto integra mais de 200 marcas em um espaço que valoriza a curadoria, a história e a colaboração

Carolina Friedmann, diretora executiva da Mata Lab (Crédito: Rafcusato)
O complexo da Cidade Matarazzo, que já abriga a Soho House e a Casa Bradesco, recebe mais um espaço: a Mata Lab. Com cerca de 3.000 metros quadrados e uma curadoria de mais de 200 marcas, a loja reúne moda, beleza e design.
Mais do que uma loja multimarca, a Mata Lab nasce como uma plataforma de curadoria e edição, onde a moda e a arte se unem para criar experiências. “É para ser um lugar em que os clientes, os amigos venham, se sintam à vontade, e por isso acabem consumindo”, reforça Carolina Friedmann, diretora executiva da Mata Lab.
Para fazer com que todos se sintam bem dentro da loja, a Mata Lab aposta num movimento Proud South, que celebra a potência criativa de povos e territórios do Sul. “Vamos falar do que é brasileiro”, destaca Carolina.
Dessa forma, a seleção de produtos da loja será composta por marcas menores, com design autoral, artesanal e materiais naturais, mas ao mesmo com marcas mais tradicionais, trabalhando juntas.
Com investimento de quase R$ 40 milhões apenas na parte de moda, o projeto preserva a história do prédio tombado, mantendo seus grafites e intervenções artísticas nas paredes. Carolina explica que para expandir o lugar, sem descaracterizar o local, a construção aconteceu para baixo, com até oito andares subterrâneos.
A loja está sendo aberta aos poucos. A primeira parte inaugurada é voltada para marcas que dialogam com o streetwear, com marcas como Carnan, Shauer, Sunika, Uó, NYBD, Arcas Bear Sneakers, Skull, Gammba e Monochroma.
Na próxima semana, a Mata Lab irá inaugurar uma área de moda brasileira, um pouco mais sofisticada, menos moderna e urbana. “Continuamos com essas inaugurações pausadas até o ano que vem. Em março, abrimos uma área de sapatos, bolsas e acessórios, uma área de óculos escuros e uma grande área de beleza” , revela Carolina.
Curadoria de marcas
Produtos da Osklen, PatBo e Missoni farão parte do espaço, assim como marcas que presentam a vanguarda nacional, como Forca Studio, Santa Resistência e The Paradise. Além disso, também será o primeiro lugar do Brasil a ter uma seleção de produtos da Dover Street Market, boutique londrina de Rei Kawakubo.
Marcas de joias feitas com base na reciclagem de metais, mineração responsável ou artesanalidade, como House of Lauer, Daslan, Ateliê Camila Lovisaro, Bravio Studios, K.Stockler e Andrea Colli, integram o portfólio, assim como marcas de itens para a casa, como Amarello, MH Studios, ArteKura, Ateliê Hugo França, Allumettes e ByNomads.
A Mata Lab contará ainda com itens da Frou Frou Vintage, New Division, Pretty New, Helvetia, Palebrasilis, Irá Salles, Minú, Laura Cangussu, Lourie, Le Shay e Ateliê Lane Marinho.
Um dos principais diferenciais da Mata Lab em relação a outros centros de consumo é a disposição dos produtos. “Não separamos por marca”, frisa a executiva. A organização é feita por “looks”, para incentivar as combinações inesperadas. “É uma forma muito diferente de apresentar o produto”, explica. Essa curadoria se estende a objetos de design, livros de arte e joias, todos dispostos de maneira integrada.