Microsoft abre loja online anti-Google
Produtos à venda trazem frases polêmicas, como ?Mantenha-se calmo enquanto roubamos seus dados pessoais?
Produtos à venda trazem frases polêmicas, como ?Mantenha-se calmo enquanto roubamos seus dados pessoais?
Meio & Mensagem
22 de novembro de 2013 - 11h08
Por Alex Kantrowitz, do Advertising Age
A máquina anti-Google da Microsoft entrou mais uma vez em ação. A empresa de Bill Gates inaugurou nesta semana uma loja online para comercializar uma linha de produtos batizada de “Scroogled”. Sim, a Microsoft não apenas pensa que você quer um boné, uma camiseta ou uma xícara de café com mensagens anti-Google: a empresa acredita que você pagará por esses produtos.
“Mantenha-se calmo enquanto roubamos seus dados pessoais”, é uma das frases impressas em diferenças peças da coleção – que, por sinal, tem preços bem em conta. Enquanto xícaras de café são vendidas por US$ 7,99 (aproximadamente R$ 18), as camisetas saem por US$ 11,99 (aproximadamente R$ 27).
Em contato telefônico com o Advertising Age, um porta-voz da Microsoft informou que o principal objetivo da loja não é o lucro com as vendas, mas dar aos consumidores preocupados com as políticas de privacidade do Google uma maneira de expressar seus sentimentos.
Embora pareça estranho para uma empresa do porte da Microsoft apostar em sátiras contra um de seus maiores concorrentes, a história vai muito além de uma simples piada. Em outubro, o Ad Age noticiou que a campanha “Scroogled”, da Microsoft, alcançou bons resultados, o que pode ter estimulado a empresa a seguir com o conceito. A batalha entre Microsoft e Google tem se desenrolado por anos nos bastidores – a questão da privacidade online é um bom pretexto para os próximos rounds.
A loja também é uma forma da Microsoft conseguir uma nova onda de publicidade gratuita para “Scroogled”. Mas boa parte da repercussão nas redes sociais até aqui foi de manifestantes que não aprovaram a iniciativa. “MS quer que eu pague para fazer propaganda para ela?”, questionou um usuário no Twitter, enquanto outro comentário foi ainda mais incisivo: “A Microsoft tem a pior equipe de marketing do mundo”.
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