NBA e Mundial elevam receita do Flamengo
Equipe de basquete começa temporada 2014-2015 100% autossustentável e projeta ações de marketing na passagem pelos Estados Unidos
Equipe de basquete começa temporada 2014-2015 100% autossustentável e projeta ações de marketing na passagem pelos Estados Unidos
Fernando Murad
26 de setembro de 2014 - 7h40
A temporada 2014-2015 pode ser histórica para o time de basquete do Flamengo. A equipe terá a chance de conquistar o primeiro título mundial de sua história, o bicampeonato da Liga das Américas (a Libertadores da modalidade), o tricampeonato do NBB (que seria o quarto troféu no torneio) e o segundo decacampeonato estadual*. Além disso, o Flamengo será o primeiro sul-americano a disputar jogos de pré-temporada da NBA nos Estados Unidos.
Mas independentemente dos resultados dentro de quadra, a temporada já é vitoriosa. O Flabasquete começa a disputa do Mundial contra o Maccabi Tel-Aviv, de Israel, nesta sexta-feira 26, 100% autossustentável. “Com o projeto incentivado, os patrocinadores e a bilheteria, o basquete do Flamengo não depende de nenhuma outra receita do clube”, comemora Angélica Passos, gerente de patrocínios e captação do rubro-negro, sem revelar números. O orçamento anual do time gira em torno de R$ 5 milhões.
O Flabasquete tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da TIM (cuja marca aparece dentro dos números dos uniformes), empresa que investe no projeto incentivado, e o patrocínio de Sky (peito) e Estácio (costas). A empresa de telecomunicações e a faculdade estão no segundo ano de contrato com o Flamengo. Já a operadora de TV por assinatura, que já havia patrocinado o time em outras oportunidades, retoma a parceria neste ano.
Os dois jogos contra o Maccabi pela Copa Intercontinental (nome oficial do torneio da Fiba) nos dias 26 e 28 de setembro, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e os três amistosos contra franquias da NBA ainda podem representar novos negócios para a equipe. “Do ponto de vista de marketing, a participação coloca o produto em outro patamar. As marcas dos patrocinadores estarão em novos veículos e também vem num momento de forte internacionalização da marca, projeto que tem apoio da Adidas”, conta Angélica.
A fabricante de material esportivo, por sinal, apresentou na semana passada a primeira coleção de uniformes desenvolvida especialmente para o Flabasquete. Os modelos estarão disponíveis para venda para os torcedores a partir de 5 de novembro.
A turnê pelos Estados Unidos em outubro, onde enfrentará o Phoenix Suns, no dia 8, no US Airways Center, o Orlando Magic, no dia 15, no Amway Center, e o Memphis Grizzlies, no dia 17, no FedExForum, já tem chamado a atenção de empresários locais. “Temos sido procurados para participar de jantares e de ações como sessões de autógrafo em redes de varejo. O Flamengo é uma oportunidade das cidades se divulgarem como destino turístico”, aponta.
Mas o primeiro contrato fechado foi com uma companhia aérea que será a transportadora oficial da delegação. O nome, no entanto, ainda não pode ser divulgado. Além dos negócios, que inclui ainda pacotes de turismo para os torcedores oferecidos pela Flatour, agência de viagens oficial do clube, a turnê renderá aprendizados na área de marketing. “Em todas as cidades faremos intercâmbio e troca de conhecimento com as equipes de marketing e comunicação dos times para melhorar nosso trabalho”, projeta Angélica.
* no primeiro decacampeonato, entre 1951 e 1960, o time foi dirigido por Togo Renan Soares, o Kanela, treinador bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1959 e 1963.
Compartilhe
Veja também
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço