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Dia do Consumidor: marcas querem faturar R$ 223 mi no digital

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Marketing

Dia do Consumidor: marcas querem faturar R$ 223 mi no digital

Data é mote de diversas promoções e ações do varejo e da indústria para atrair o público e gerar vendas


15 de março de 2018 - 10h49

Comércio eletrônico deve movimentar R$ 223 milhões na data (crédito: Fotolia)

Instituído em 1983, inspirado em discurso feito pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, sobre os direitos do consumidor, em 1962, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado em 15 de março, celebra 35 anos de existência em 2018. A data foi um marco para a criação de movimentos em defesa dos consumidores, para a criação do Código de Defesa do Consumidor e dos Procons. A cada ano, porém, a data também ganha um viés mais comercial.

Neste ano, assim como em 2017, as promoções são o alvo da comunicação e estratégia de vendas das marcas e se estendem pela semana. A expectativa da Ebit é que o e-commerce, nessa semana do Dia do Consumidor, fature um total de R$ 223 milhões neste ano.

Segundo pesquisas realizadas pelo site de pesquisa de preços Buscapé com seus consumidores, a intenção de compra cresceu em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2017, a média foi 2,9 produtos e este ano o número atingiu 3,6. Dentre os produtos mais desejados, o que lidera é o segmento de eletrônicos, com 8% das respostas. Na sequência ficam os setores de telefonia (7%), perfumaria e cuidados pessoais (7%), eletrodomésticos (6%), moda e acessórios (6%), informática (5%), livros (4%), casa e decoração (4%), alimentos e bebidas (4%) e acessórios automotivos (3%).

 

Marcas estendem período de ofertas para aumentar a venda (crédito: reprodução)

O Buscapé espera uma alta de quatro vezes na venda no período em comparação com o ano passado. Segundo o levanto, os pedidos em seu site devem aumentar de 421 mil, em 2017, para 479 mil, neste ano. Para isso, a empresa fez investimentos em comunicação online e off-line, com peças para rádio, TV aberta e por assinatura e nas redes sociais. A agência responsável é a Jotacom.

Para o comércio, a celebração Dia do Consumidor deixou de ser restrita a data de 15 de março e algumas marcas optaram por estender as ofertas por alguns dias.  As redes Casas Bahia e Pontofrio e a LG usaram deste artifício. A Casas Bahia e a Pontofrio promovem descontos ao longo de todo o mês. A primeira rede varejista está promovendo a ação “Compre e Ganhe”, na qual cada item comprado nas lojas e sites dá ao consumidor um outro produto selecionado pela empresa. A bandeira apostou numa comunicação emotiva, contando as relações valiosas entre os clientes com a empresa. A campanha, criada pela Y&R e Wunderman, inclui peças para TV, PDV e OOH. Veja um dos filmes:

Já o Pontofrio voltou a apostar na sua campanha com o jornalista Evaristo Costa, garoto-propaganda da Black Friday da rede, no ano passado. Nas redes sociais, Evaristo e a marca estão fazendo publicações divertidas e dando dicas de como os seguidores podem descomplicar a vida, que é o tema da ação. A marca promove ofertas especiais e novas condições de pagamento, como parcelas de até 24 vezes sem juros no cartão para os produtos na promoção. A LG Eletronics também estendeu o período de celebração do consumidor com ofertas na sua linha de TV e smartphones durante duas semanas. O desconto foi anunciado no digital, nas rádios e em PDV, e dura até 18 de março.

A GrandVision by Fototica tem uma ação que também termina no dia 18 com descontos de 50% em todo o País. Se o cliente adquire os óculos completos, as armações terão abatimento de 50% do seu valor, por exemplo. Também aderiram a estratégia de descontos a Tok&Stok nos seus sofás, cadeiras, armários, espelhos e outros móveis; a Amazon, em 20 mil produtos como livros impressos, digitais, material para casa, cozinha, construção, escritório e papelaria; e a marca de cosméticos Quem disse, Berenice?, que anunciou 20% de desconto em 30 itens nas lojas e em seu e-commerce.

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