Os 500 times mais populares do Facebook
Pesquisa Top500 Facebook 2014, do Futebol Business, revela, a partir de páginas oficiais na rede social, os clubes com maior presença digital
Pesquisa Top500 Facebook 2014, do Futebol Business, revela, a partir de páginas oficiais na rede social, os clubes com maior presença digital
Meio & Mensagem
5 de fevereiro de 2014 - 9h43
A pesquisa Top500 Facebook 2014, realizada pelo Futebol Business, apresenta os times de futebol com maior presença na rede social de Zuckerberg. Com base em dados de 10 a 15 de janeiro, o relatório mostra o número de fãs das páginas oficiais dos clubes e o potencial do time para as marcas patrocinadoras, dentro e fora de campo. As listas são feitas com dados mundiais.
Espanha lidera o primeiro e o segundo lugar do ranking, com Barcelona e Real Madri, respectivamente. Manchester United, da Inglaterra, está na terceira posição. O Brasil só aparece em 15º lugar, com o Corinthians (5,15 milhões de fãs), depois Flamengo (4,95 milhões de fãs), em 16º lugar. São Paulo vem depois, na 22ª posição; Palmeiras, em 27ª; e Santos, em 28ª. Nesse ranking, o clube Galatasaray, que investiu em jogadores de nome como Sneijder e Drogba, conseguiu chegar à nona posição.
|
Time
|
País
|
Fãs (milhões)
|
1
|
Barcelona
|
Espanha
|
50,43
|
2
|
Real Madrid
|
Espanha
|
47,14
|
3
|
Manchester United
|
Inglaterra
|
38,65
|
4
|
Chelsea
|
Inglaterra
|
21,06
|
5
|
Milan
|
Itália
|
19,11
|
6
|
Arsenal
|
Inglaterra
|
18,17
|
7
|
Liverpool
|
Inglaterra
|
14,23
|
8
|
Bayern
|
Alemanha
|
11,37
|
9
|
Galatasaray
|
Turquia
|
9,33
|
10
|
Juventus
|
Itália
|
9,26
|
Em outra listagem, com os 50 times brasileiros mais populares no País, Corinthians lidera, seguido de Flamengo. O mesmo ocorre na listagem dos mais curtidos da América Latina. Até times da série C do Brasileirão entraram no ranking brasileiro, como o Fortaleza (156 mil fãs), em 18º lugar.
Brasil
|
Time
|
Fãs (milhões)
|
1
|
Corinthians
|
5,15
|
2
|
Flamengo
|
4,95
|
3
|
São Paulo
|
3,02
|
4
|
Palmeiras
|
2,02
|
5
|
Santos
|
2,01
|
6
|
Vasco
|
1,46
|
7
|
Cruzeiro
|
1,39
|
8
|
Atlético MG
|
0,98
|
9
|
Internacional
|
0,78
|
10
|
Grêmio
|
0,77
|
América do Sul
|
Time
|
País
|
Fãs (milhões)
|
1
|
Corinthians
|
Brasil
|
5,15
|
2
|
Flamengo
|
Brasil
|
4,95
|
3
|
Boca Juniors
|
Argentina
|
4,31
|
4
|
São Paulo
|
Brasil
|
3,02
|
5
|
River Plate
|
Argentina
|
2,42
|
6
|
Palmeiras
|
Brasil
|
2,02
|
7
|
Santos
|
Brasil
|
2,01
|
8
|
Vasco
|
Brasil
|
1,46
|
9
|
Universitario
|
Peru
|
1,43
|
10
|
Atlético Nacional
|
Colômbia
|
1,41
|
Os clubes do mundo com mais fãs no País são, em sua maioria, times brasileiros. A lista, com 36 times, inclui países como Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, Argentina e até Ucrânia, cuja equipe Shakhtar ficou com a 22ª posição, com 412 mil curtidores. Já em relação aos times brasileiros preferidos no exterior, Santos fica em primeiro lugar. Corinthians ficou com a segunda posição, com metade do número de fãs. Isso se deu, em grande medida, pela permanência de Neymar no Santos. No Brasil, o clube perde para times estrangeiros, como Barcelona e Real Madri.
Times com mais fãs no Brasil
|
Time
|
País
|
Fãs (milhões)
|
1
|
Corinthians
|
Brasil
|
4,91
|
2
|
Flamengo
|
Brasil
|
4,72
|
3
|
São Paulo
|
Brasil
|
2,90
|
4
|
Barcelona
|
Espanha
|
2,66
|
5
|
Real Madri
|
Espanha
|
2,50
|
6
|
Palmeiras
|
Brasil
|
1,95
|
7
|
Santos
|
Brasil
|
1,47
|
8
|
Milan
|
Itália
|
1,44
|
9
|
Vasco
|
Brasil
|
1,41
|
10
|
Cruzeiro
|
Brasil
|
1,33
|
Times brasileiros com mais fãs no exterior
|
Time
|
Fãs (mil)
|
1
|
Santos
|
545
|
2
|
Corinthians
|
241
|
3
|
Flamengo
|
231
|
4
|
Atlético MG
|
168
|
5
|
São Paulo
|
120
|
6
|
Palmeiras
|
70
|
7
|
Cruzeiro
|
58
|
8
|
Internacional
|
52
|
9
|
Vasco
|
46
|
10
|
Fluminense
|
44
|
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros