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Marketing

PepsiCo deixa consumidor inventar sabores

Aparelho com tela sensível ao toque oferece mais de 100 diferentes possibilidades de sabores que o usuário pode misturar e combinar


16 de maio de 2013 - 8h25

(*) Por Natalie Zmuda, do Advertising Age

Esqueça os dias em que você tinha somente um punhado de escolhas na máquina de refrigerantes. Semana que vem, a PepsiCo começará a testar a “Pepsi Touch Tower 1.0” como parte de uma nova série de lançamentos em máquinas de refrigerantes, de acordo com a publicação especializada Beverage Digest.

O aparelho carrega muita coisa em um pequeno espaço. Touch Tower 1.0 é uma pequena bancada com uma tela digital sensível ao toque. Mais que a meia dúzia ou mais ou menos isso de escolhas que os consumidores tinham no passado, a máquina oferece cerca de 100 combinações de sabores possíveis, incluindo algo como oito marcas da PepsiCo. De acordo com a Beverage Digest, a Pepsi tem testado essa unidade fora dos EUA desde o ano passado e o teste norte-americano será feito em uma cadeia de restaurantes de Denver chamada Garbanzo Mediterranean Grills.

A promessa da PepsiCo de oferecer aos consumidores possibilidades de bebidas tão diferentes mostra o quão longe as máquinas de bebida têm ido. O conceito começou na Europa e oferecia somente água mineral e se tornou popular nos EUA no fim dos anos 1800 e início dos 1900. Em seu auge, os equipamentos eram acessórios em estações de trem, farmácias e sorveterias e serviam como ponto de encontro da comunidade, um lugar para se reunir e trocar notícias.

“Inovação é ponto crítico para o sucesso da PepsiCo em longo prazo e não é segredo que temos trabalhado arduamente no desenvolvimento de novos equipamentos de refrigerante”, afirmou Gina Anderson, porta-voz da PepsiCo. “Esta unidade é o primeiro protótipo de um portfolio abrangente que estamos explorando e oferecerá a nossos consumidores variedade e flexibilidade, ao mesmo tempo criando uma experiência engajadora para os consumidores. Evoluímos continuamente o design de nossos equipamentos e esperamos aprender mais durante nossos testes com pilotos”, acrescentou.

O movimento da PepsiCo segue a introdução no mercado, pela Coca-Cola, da máquina Freestyle em 2009, que agora está disponível em todo território americano. A máquina da Coca é uma unidade de chão, mas semelhante a uma de tela sensível ao toque. A Freestyle serve mais de 125 sabores diferentes de refrigerantes, águas saborizadas, bebidas esportivas e limonadas e envia à matriz da Coca-Cola dados de uso, como os sabores mais populares em que hora do dia.

(*) Tradução: Roseani Rocha

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