Petrobras, Claro e Reag: os naming rights dos cinemas
Em São Paulo, empresas investem para dar nomes a salas e complexos; Belas Artes busca novo patrocinador após saída da Reag

Espaço Petrobrás de Cinema funciona desde janeiro deste ano, em São Paulo (Crédito: Divulgação)
Na última sexta-feira, 28, o Belas Artes Grupo informou que está em busca de novo patrocinador após o encerramento do contrato com a Reag Investimentos.
A empresa havia dado seu nome ao tradicional cinema de rua da cidade de São Paulo desde janeiro de 2024 e o acordo, inicialmente, tinha a previsão de durar cinco anos.
Segundo o grupo, a rescisão do contrato foi realizada de forma amigável e em comum acordo, em função de “mudanças de mercado e do novo momento da plataforma de negócios”.
Nas redes sociais, o Belas Artes Grupo está, mais uma vez, em busca de um patrocinador para dar continuidade às suas atividades, algo que já aconteceu com o cinema outras vezes nos últimos anos.
A proposta da cervejaria era manter o apoio ao equipamento cultural por um longo tempo. Porém, em setembro de 2023, a companhia anunciou que aquele seria o último ano como patrocinadora do espaço por conta de um processo interno de revisão de investimentos e custos.
Antes do Grupo Petrópolis, a empresa que deu nome ao Cine Belas Artes foi a Caixa, que manteve o acordo de naming rights entre 2014 e 2019. Na época, o espaço ganhou o nome de Cine Caixa Belas Artes.
Espaço Petrobras de Cinema
Além do Cine Belas Artes, outro espaço de cinema de São Paulo que também conta com uma empresa em seu nome é o Espaço Petrobras de Cinema. Localizado na rua Augusta, na região central da cidade, o complexo levou, por muitos anos, a marca Unibanco e, posteriormente, Itaú.
Com o fim do projeto de cinema do banco, a Petrobrás decidiu investir no espaço e rebatizou o complexo em janeiro deste ano. O Espaço Petrobras de Cinema conta com cinco salas, além de um café, bomboniere e livraria.
Bradesco e Cinemark

(Crédito: Reprodução)
Até março de 2026, pelo menos, continua em vigor a parceria de mais de 15 anos firmado entre a rede Cinemark e o Bradesco.
Além de descontos em ingressos e combos para os clientes do banco, a parceria entre as duas empresas também engloba um acordo de naming rights nas salas Vip do complexo, que ganharam o nome de Salas Bradesco Prime.
Atualmente, existem cerca de 13 salas Bradesco Prime na rede Cinemark na cidade de São Paulo.
Claro e Cinépolis

(Crédito: Divulgação)
A Claro também tem uma sala de cinema para chamar de sua em São Paulo. Em maio deste ano, a operadora fechou uma parceria com a rede Cinépolis e passou a dar nome a uma das salas VIP do complexo, no Shopping JK Iguatemi, que ganhou o nome de Cinépolis VIP Laser Claro.
Além do naming rights, a Claro também passou a oferecer descontos nos ingressos da rede para os assinantes dos planos pós-pago residenciais e móveis, para as 410 salas da Cinépolis em todo o Brasil.