Petrobras e a marca mais valiosa da AL

Buscar
Publicidade

Marketing

Petrobras e a marca mais valiosa da AL

Ranking com as 50 marcas mais valiosas da América Latina soma US$ 136 bilhões


21 de junho de 2012 - 3h08

A marca mais valiosa da América Latina é brasileira, pública e do ramo de energia. Avaliada em US$ 10,5 bilhões, a Petrobras, hoje presidida por Graça Foster, lidera o ranking BrandZ Top 50 Marcas Mais Valiosas da América Latina, realizado pela primeira vez pela Millward Brown. Há sete anos, a empresa de pesquisas do grupo WPP já divulga a lista das marcas mais valiosas do mundo, encabeçada atualmente pela americana Apple, que vale US$ 183 bilhões.

No relatório latino-americano, a segunda colocada vem do México e pertence ao homem mais rico do mundo, o bilionário Carlos Slim. O nome da empresa é Telcel, operadora de telefonia celular que faz parte do grupo América Móvil e que, segundo a pesquisa, vale US$ 8,449 bilhões. As posições seguintes recolocam o Brasil na lista, com dois bancos. No terceiro lugar está o Bradesco, avaliado em US$ 6,690 bilhões, seguido do Itaú, com US$ 6,606 bilhões.

A operadora de telefonia móvel colombiana Comcel aparece em quinto, com valor de US$ 5,513 bilhões, à frente da varejista chilena Falabella (US$ 5,263 bilhões) e da cerveja mexicana Corona (US$ 5,114 bilhões). Outra cerveja, só que brasileira, ocupa o oitavo lugar. É a Skol, com valor de US$ 4,698 bilhões. O Brasil garantiu também a nova colocação, com o banco estatal Banco do Brasil, cujo valor atingiu a cifra de US$ 4,574 bilhões. A décima marca do ranking é outra mexicana, também do grupo de Slim, a operadora de telefonia móvel Claro, que alcançou um valor de US$ 4,336 bilhões.

O Brasil representa 33% do total de US$ 136 bilhões em valor de marca apurados pelo estudo, o equivalente a um montante de US$ 46 bilhões. O México vem na sequência, com 14% do total, gerado especialmente pelos setores de finanças, telecomunicações e varejo, cenário que se repete também globalmente. Além de Petrobras, Bradesco, Itaú, Skol e Banco do Brasil, as marcas Natura, Brahma, Vale, Sadia e Antarctica complementam a lista das dez principais participantes nacionais, de um total de 14 representantes brasileiras.

Confira, a seguir, o ranking das 50 marcas mais valiosas da América Latina:

1. Petrobras / Brasil
2. Telcel / México
3. Bradesco / Brasil
4. Itaú / Brasil
5. Comcel / Colômbia
6. Falabella / Chile
7. Corona / México
8. Skol / Brasil
9. Banco do Brasil
10. Claro / México
11. Ecopetrol / Colômbia
12. Lan / Chile
13. Bancolombia / Colômbia
14. Sodimac / Chile
15. Natura / Brasil
16. Banco de Chile
17. Repsol / Argentina
18. Banco de Bogotá / Colômbia
19. Copec / Chile
20. Telmex / México
21. Televisa / México
22. Bodega Aurrera / México
23. Banco Popular / Colômbia
24. Brahma / Brasil
25. Bimbo / México
26. Lider / Chile
27. Sanborns / México
28. Vale / Brasil
29. Paris / Chile
30. Sadia / Brasil
31. Cemex / México
32. Elektra / México
33. Jumbo / Chile
34. Inbursa / México
35. Davivienda / Colômbia
36. Modelo / México
37. Éxito / Colômbia
38. Liverpool / México
39. Banco do Occidente / Colômbia
40. Mall Plaza / Chile
41. Ripley / Chile
42. Santa Isabel / Chile
43. Antarctica / Brasil
44. Vivo / Brasil
45. Perdigão / Brasil
46. Lojas Americanas / Brasil
47. Bohemia / Brasil
48. Arauco / Chile
49. Personal Telecom / Argentina
50. TV Azteca / México

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas