O futuro do marketing esportivo no Brasil

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Ponto de vista

O futuro do marketing esportivo no Brasil


28 de abril de 2011 - 10h36

O mercado esportivo brasileiro tem nesse momento uma grande perspectiva de crescimento para os próximos anos. A evolução do mercado se dará pelo processo atual de desenvolvimento mercadológico do mercado e pelo fluxo de investimentos que serão gerados por conta da Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 e de como os megaeventos vão impactar positivamente na geração de negócios.

Atualmente, salvo raras exceções, o patrocínio negociado entre as empresas e entidades esportivas está muito centrado na visibilidade de marca que a cota de patrocínio oferece, e algumas poucas alternativas de relacionamento.

A visão do patrocínio, no qual além da visibilidade e impacto positivo para a marca, tem como objetivo a ampliação de vendas e relacionamento com diferentes públicos, é o caminho para alavancar os projetos de marketing esportivo no Brasil.

Os valores que o consumidor de todos os nichos e targets têm atualmente e terão nos próximos anos e como cada consumidor busca expressar-se através das marcas das empresas, obrigará uma profunda reflexão de todos os envolvidos com patrocínio no Brasil.

Assim como as empresas terão que entender o que é patrocínio e como utilizá-lo corretamente, o planejamento, execução e controle de todas as ações devem mostrar para o patrocinador esta profissionalização. As entidades esportivas e agências que buscam patrocinadores devem compreender a correta gestão dos recursos gerados pelo patrocínio, e como estruturar os benefícios para as empresas.

Os patrocinadores têm papel fundamental nesse processo de mudança, já que as empresas que investem parte de suas verbas de marketing e comunicação em estratégias de marketing esportivo devem enxergar as entidades como ferramentas estratégicas de marketing, e não apenas como veículos de comunicação de suas marcas. O caminho é transformar o investimento no esporte em uma plataforma completa de marketing e comunicação.

As oportunidades mercadológicas para empresas patrocinadoras e entidades esportivas são enormes, mas dependem de um alinhamento estratégico das ações a serem criadas e uma visão mais clara de como desenvolver estratégias conjuntas.

A perspectiva de crescimento do mercado esportivo brasileiro exige uma mudança radical na relação atual entre as marcas corporativas e entidades esportivas, que devem atuar como verdadeiros parceiros estratégicos.

Essa mudança atual na utilização das estratégias de marketing esportivo poderá atrair novas empresas patrocinadoras e o desenvolvimento comercial de nosso mercado, ainda em processo de maturação.

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