A internet e o consumo entre os maiores de 60
Buscar
Meio & Mensagem
18 de junho de 2013 - 10h20
Quando analisamos os números e a evolução das taxas de fecundidade e longevidade da população brasileira, percebemos que as estimativas para os próximos dez anos apontam para uma quantidade de pessoas, maiores de 60 anos, que excederá os 30 milhões de indivíduos. Tal constatação nos transporta a uma conjuntura numérica de quase 13% da população brasileira.
De fato, os prognósticos apontam para uma realidade incontornável: o grupo de indivíduos com mais de 60 anos foi o que mais cresceu em termos proporcionais no Brasil, enquanto a população jovem encontra-se em um processo de desaceleração de crescimento. Até a década de 60, todos os grupos etários se desenvolviam de forma similar, fato que sustentava a estabilidade da composição da pirâmide etária. Todavia, hoje, a configuração da população sofreu mudanças bastante abrangentes e o nosso século está sendo edificado com uma população de indivíduos mais velhos, que crescem, proporcionalmente, oito vezes mais do que os jovens e quase duas vezes mais que a população total*.
Notadamente tal população tem estabelecido diálogos bastante proveitosos com os novos tempos digitais. É o que tem revelado, de forma progressiva, os Estudos Marplan – EGM (de Abril/2012 a Março/2013). Hoje, por exemplo, 1/4 das pessoas acima de 50 anos tem o hábito de acessar a internet, não havendo diferenças em relação ao sexo (a base usada foi a dos que acessaram a internet nos últimos 30 dias). Ambos, homens e mulheres que entram (ou que já estão inseridos) na chamada “3ª idade”, vêm gradativamente elevando a familiaridade com os espaços digitais e, como consequência, aumentando de forma rápida e contínua a penetração do meio no grupo em questão.
Entre as finalidades de acesso ao ambiente em rede, a leitura de e-mails ocupa o 1º lugar no ranking (79%), seguido bem de perto pelas buscas por temas e interesses diversos (78%). Também merecem destaque o interesse desse grupo pela noticias em geral e pelos sites de relacionamento disponíveis online com 58% e 46%, respectivamente, dos percentuais que mobilizam o acesso dos idosos à internet.
Soma-se a esse panorama de crescente adesão digital dos mais velhos ao ambiente online, um mercado que também cresce, principalmente na web, com produtos e serviços voltados para a terceira idade. Estudos como o do Marplan – EGM, que buscam compreender o que os consumidores fazem, seus hábitos, motivações e atitudes e como reagem no contexto social, assinalam uma massa de indivíduos acima dos 60 anos que tem ampliado consideravelmente seu horizonte de consumo na internet: 27% deles, inclusive, acessam a internet para realizar “pesquisas de preços” e 14% já tem efetuado compras pela web (dados de Abril/2012 a Março/2013) – o que revela a crescente facilidade de adaptação de uma geração que cresceu, adquiriu conhecimentos e se profissionalizou em ambientes exclusivamente de essência offline.
Por fim, muito embora não seja raro encontrar entre pesquisadores brasileiros, que estudam os mercados de consumo no país, a percepção de que o idoso no Brasil – ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e em países da Europa – não representa um mercado de consumo significativo, os dados do IBGE têm evidenciado que as pessoas acima de 60 anos no Brasil formam um mercado de mais de 18 milhões de consumidores – possuindo uma renda mensal que soma R$ 7,5 bilhões. Nas regiões metropolitanas tal contingente de pessoas está em maior número nas classes A e B do que os indivíduos das outras idades**.
Tudo isso deve nos levar a dedicar uma atenção maior a internet como lócus cada vez mais promissor para se falar com a população brasileira de mais idade, precisamos, portanto, entender os hábitos contemporâneos desse target e estabelecer novos diálogos, permitindo maior eficácia na abordagem comercial – visto que estamos diante de uma população desejosa para continuar “ativa” e necessariamente “consumidora”.
* Informações obtidas a partir do estudo “Diagnóstico sobre o Processo de Envelhecimento Populacional e a Situação do Idoso”, coordenado pelo professor da (UFRS) Jorge Alexandre Silvestre. Disponível em: http://www.techway.com.br/techway/revista_idoso/index.htm.
** Dados obtidos a partir do IBGE e da Pesquisa realizada pelo Somatório Pesquisas e Informações, BRASIL; “O Mercado da Senioridade” em 2010 – Disponível em: http://www.brasildatasenior.com.br/downloads/Painel_Brasil_Data_Senior.pdf.
Compartilhe
Veja também
-
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
-
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
-
-
-