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Ponto de vista

De dentro para fora


3 de novembro de 2011 - 1h12

Qualidade, comunicação e distribuição eficiente são apenas alguns dos predicados para o sucesso de um produto. Ter quem fale da sua marca também é um recurso amplamente utilizado: são os famosos embaixadores.
Mas hoje, uma das forças mais poderosas para a construção de uma marca pode ser um recurso muitas vezes mal reconhecido ou pouco utilizado, o chamado público interno.
Muitas vezes, para ser relevante aos olhos do consumidor, uma marca precisa passar por um importante “crivo” técnico e emocional. Cabe ao público interno esse papel de forma cada vez mais relevante.
Funcionários sentem-se parceiros à medida que são envolvidos com a organização. Quanto mais informados, maior é a “dor de dono”. Afinal quem é o melhor porta-voz do negócio senão o dono?
Muitas empresas já estão atentas a isso. Ao time de comunicação interna cabe um diferente papel, o de deixar de ser algo funcional para tornar-se estratégico, o marketing de dentro para fora – o conhecido endomarketing.
Não basta ter uma equipe de talentos muito bem motivados. Informação e comunicação adequadas são a fórmula para que a empresa potencialize ainda mais sua marca e seus funcionários assumam o papel de embaixadores.
Por outro lado, esse papel ativo e também desafiador, necessita de atenção. Em tempos de mídias sociais totalmente inseridas no dia a dia de todos nós, é comum o profissional e pessoal se misturarem.
Redes são ambientes abertos e públicos. O conteúdo postado não é descartado. Até pode ser, mas até isso acontecer, o estrago pode ser grande.
O que o profissional, ou pessoal, manifesta em uma rede social pode marcar a reputação da empresa onde ele trabalha, positiva ou negativamente. E o segundo é sempre mais rápido de se espalhar, como sabemos. Por isso é fundamental a consciência sobre a tênue diferença entre opinião pessoal e papel de funcionário. As redes sociais tem gerado uma nova dinâmica nas nossas vidas e tendem a ser cada vez mais relevantes. Razão pela qual bom senso e a disponibilidade para aprender fazem a diferença .

Luiz Carlos Dutra é VP de assuntos corporativos da Unilever

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