Assinar

Evolução das receitas dos clubes de futebol no Brasil

Buscar

Evolução das receitas dos clubes de futebol no Brasil

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Evolução das receitas dos clubes de futebol no Brasil


29 de maio de 2012 - 4h36

O mercado brasileiro de clubes de futebol apresentou um crescimento constante em suas receitas nos últimos anos. A BDO divulgou há duas semanas seu estudo anual sobre as finanças dos clubes de futebol do Brasil. Clique aqui para fazer o download do estudo completo.

A análise inclui os 20 clubes com maiores receitas no futebol brasileiro, que já disponibilizaram seus balanços. Essa amostra de clubes representa 82% do mercado brasileiro de clubes de futebol no Brasil. Os 20 clubes analisados geraram receita total de R$ 2,14 bilhões, o que representa um crescimento de 27% em relação a 2010.

A evolução das receitas em 2011 demonstra que o mercado brasileiro de clubes de futebol apresentou crescimento bem acima de sua média histórica. O crescimento de 27% desses 20 clubes é três vezes o crescimento de 2010 e mais que o dobro do registrado em 2009 e 2008.

Nos últimos cinco anos as receitas dos clubes apresentaram crescimento de 73%. As receitas com transferências de atletas têm cada vez menos peso na receita total dos clubes, o que demonstra que outras receitas com cotas de TV, patrocínio, publicidade, clube social, bilheteria, estádios e licenciamentos estão apresentando taxa média de crescimento superior aos recursos gerados com atletas.

Quando desconsideradas as receitas com transferências de atletas o volume gerado por esses 20 clubes atingiu R$ 1,81 bilhão em 2011, o que representou um crescimento de 133% nos últimos cinco anos.

Nesse período a distribuição das fontes de receitas dos clubes sofreu alterações. Houve uma ampliação da importância das cotas de TV e receitas de patrocínio que se tornaram as duas mais importantes fontes de receitas dos 20 clubes analisados em 2010 e 2011.

Na terceira posição ficaram os recursos com negociação de atletas. A quarta fonte de receita foram os recursos com o clube social e amador e no quinto lugar a bilheteria. As outras receitas incluem os demais recursos gerados com o estádio, contratos de licenciamento, aluguéis, loterias, premiações e receitas financeiras.
wrapswrapswraps
Fica claro que os novos contratos televisivos ao longo dos anos foram responsáveis pela ampliação dos recursos da TV na receita total dos clubes. O mesmo com os patrocínios. Os recursos gerados com atletas perderam representatividade. As receitas com clube social cresceram ao longo dos anos em representatividade, mas perderam 1 ponto percentual em relação a 2010.

A bilheteria, que em 2009 atingiu a maior representatividade sobre a receita total dos 20 clubes, perdeu participação em 2010 e principalmente em 2011.

Analisando os 5 primeiros clubes em receitas do futebol brasileiro em 2011, fica claro o crescimento das receitas nesses últimos cinco anos.
wrapswrapswrapswrapswraps
Com o impacto que a Copa de 2014 pode gerar para o mercado, não é difícil imaginar um crescimento acentuado de algumas receitas para os próximos anos. Especialmente com estádios e marketing.

* Amir Somoggi é diretor da área de consultoria esportiva da BDO

Publicidade

Compartilhe

Veja também