Evolução das receitas dos clubes de futebol no Brasil
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Amir Somoggi
29 de maio de 2012 - 4h36
O mercado brasileiro de clubes de futebol apresentou um crescimento constante em suas receitas nos últimos anos. A BDO divulgou há duas semanas seu estudo anual sobre as finanças dos clubes de futebol do Brasil. Clique aqui para fazer o download do estudo completo.
A análise inclui os 20 clubes com maiores receitas no futebol brasileiro, que já disponibilizaram seus balanços. Essa amostra de clubes representa 82% do mercado brasileiro de clubes de futebol no Brasil. Os 20 clubes analisados geraram receita total de R$ 2,14 bilhões, o que representa um crescimento de 27% em relação a 2010.
A evolução das receitas em 2011 demonstra que o mercado brasileiro de clubes de futebol apresentou crescimento bem acima de sua média histórica. O crescimento de 27% desses 20 clubes é três vezes o crescimento de 2010 e mais que o dobro do registrado em 2009 e 2008.
Nos últimos cinco anos as receitas dos clubes apresentaram crescimento de 73%. As receitas com transferências de atletas têm cada vez menos peso na receita total dos clubes, o que demonstra que outras receitas com cotas de TV, patrocínio, publicidade, clube social, bilheteria, estádios e licenciamentos estão apresentando taxa média de crescimento superior aos recursos gerados com atletas.
Quando desconsideradas as receitas com transferências de atletas o volume gerado por esses 20 clubes atingiu R$ 1,81 bilhão em 2011, o que representou um crescimento de 133% nos últimos cinco anos.
Nesse período a distribuição das fontes de receitas dos clubes sofreu alterações. Houve uma ampliação da importância das cotas de TV e receitas de patrocínio que se tornaram as duas mais importantes fontes de receitas dos 20 clubes analisados em 2010 e 2011.
Na terceira posição ficaram os recursos com negociação de atletas. A quarta fonte de receita foram os recursos com o clube social e amador e no quinto lugar a bilheteria. As outras receitas incluem os demais recursos gerados com o estádio, contratos de licenciamento, aluguéis, loterias, premiações e receitas financeiras.
Fica claro que os novos contratos televisivos ao longo dos anos foram responsáveis pela ampliação dos recursos da TV na receita total dos clubes. O mesmo com os patrocínios. Os recursos gerados com atletas perderam representatividade. As receitas com clube social cresceram ao longo dos anos em representatividade, mas perderam 1 ponto percentual em relação a 2010.
A bilheteria, que em 2009 atingiu a maior representatividade sobre a receita total dos 20 clubes, perdeu participação em 2010 e principalmente em 2011.
Analisando os 5 primeiros clubes em receitas do futebol brasileiro em 2011, fica claro o crescimento das receitas nesses últimos cinco anos.
Com o impacto que a Copa de 2014 pode gerar para o mercado, não é difícil imaginar um crescimento acentuado de algumas receitas para os próximos anos. Especialmente com estádios e marketing.
* Amir Somoggi é diretor da área de consultoria esportiva da BDO
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