Mídia

O que aproxima – e o que afasta – o público dos creators?

Pesquisa da Orbit Data Science coloca a autenticidade como elemento chave nessa relação

i 29 de setembro de 2025 - 6h04

público creators

(Crédito: Shutterstock)

O Brasil já possui mais de 14 milhões de criadores de conteúdo de acordo com o Censo Criadores de Conteúdo, divulgado pela Wake Creators em abril deste ano. Em um universo tão amplo como esse, quais são os fatores que determinam com que uns tenham mais sucesso do que outros?

Para tentar entender os padrões qualitativos que regem as relações entre os criadores de conteúdo e sua audiência, a Orbit Data Science fez uma análise a partir de 1.231 conversas realizadas no X e no Bluesky ao longo de um ano (entre agosto de 2024 e agosto de 2025).

A ideia da pesquisa era mapear os elementos que mais geram identificação entre os influenciadores e seu público, bem como apontar os fatores que geram afastamento entre esses profissionais e seus seguidores.

Creators e público: fatores de aproximação

A pesquisa da Orbit Data Science reforçou que a autenticação é o elemento que mais gera aproximação entre os criadores de conteúdo e as pessoas que os seguem.

De acordo com o mapeamento, 45,7% das conversas mapeadas citaram a identificação como fator principal. Essa identificação, segundo a pesquisa, é gerada quando o público sente que o criador de conteúdo fala por eles, representando seus valores, estilo de vida e narrativas.

Em segundo lugar, com 20,7% das citações, ficou a abordagem de temas de relevância social, como causas coletivas, inclusão e diversidade.

Ou seja, considerando a autenticidade e o posicionamento claro e público diante de bandeiras sociais, a transparência do criador de conteúdo acaba respondendo por 66% dos fatores que geram uma identificação positiva com as pessoas.

Entre os critérios que geram aproximação com criadores de conteúdo estão a elaboração de conteúdos criativos (11%), conteúdos convincentes (4%), interação com seguidores (4%), humor (3%), apoio às minorias (4%) e outros.

O que afasta o público dos criadores de conteúdo

Por outro lado, a pesquisa também procurou entender quais são os elementos que fazem com que as pessoas se afastem ou percam o interesse em acompanhar os criadores de conteúdo.

Da mesma forma que a autenticidade e representação ganham força como fatores positivos, a percepção de ausência desses fatores é o que mais faz com que o público se afaste.

Entre os comentários negativos avaliados, 14,5% apontam a falta de representatividade como elementos que os afastam dos criadores de conteúdo. Em seguida, com 13,7%, foram citadas a banalização das pautas sociais, quando o creator se apropria de algum tema com o qual não se identifica, de fato, apenas por razões comerciais ou para fortalecer sua visibilidade.

Outros fatores citados para o desgaste da imagem dos influenciadores foram: associação e parcerias com plataformas de apostas (10,3%); falta de talento (7,9%); posicionamentos políticos polêmicos (5,7%) e conteúdos superficiais (4,9%).

De forma geral, a Orbit Data Science aponta que a principal conclusão aos criadores de conteúdo é a importância da representação de um público e na criação de uma proximidade real com comunidades específicas. Para as marcas, o estudo aponta que a principal recomendação é investir em ações e campanhas que dialoguem com causas e identidades sociais.