Nivea Ferradosa
3 de janeiro de 2012 - 5h58
Nestes dias de ócio, do mais feliz e merecido descanso depois de um 2011 maluco pra mim. Nestes dias redescubro alguns pequenos prazeres. Assim como eu, que mereço um descanso, minha fiel escudeira Marineide já se mandou num ônibus pra Bahia e só volta no final de Janeiro. Certa ela.
Desta forma, me vi com os cuidados da minha casa. E há tempos não me punha a lavar louça. Pois hoje foi assim… Acordei animada, coloquei uma música e enfrentei uma pia de dois dias. Lamento se vou decepcionar as feministas e donas de casa de plantão, mas, perto dos desafios de nosso dia a dia corporativo, lavar aquela pia toda foi fichinha. Quase uma terapia. E quando esfregava uma panela com todo empenho (pensando que a Marineide devia estar, digamos, um pouco "desmotivada" nos últimos dias) lembrei de minha mãe.
Eu, adolescente, louca pra acabar logo, dava um tapa ali na lavagem. Mas ela era o controle de qualidade e dizia que não estava bom. Minha pergunta sempre era: "Mas, mãe, quem vai perceber se tem um risquinho na panela?". "Eu vou", ela dizia. “Isto já me basta". Lendo a biografia do Steve Jobs, tem a famosa passagem onde ele conta que aprendeu com seu pai a pintar o lado de dentro da cerca. Aquele detalhe, aquele lado que talvez ninguém nunca nem veja. E usou para sempre em seus produtos e na sua empresa.
No meu dia a dia, na profissão, gosto também de "manter as panelas brilhando", mesmo que ninguém vá notar. Meu time sabe disto. A agencia então, sente o "efeito Dona Piedade" na pele. Posso ser ate acusada de perfeccionista. Mas o resultado tem sido bom e podem olhar por detrás da cerca que tá tudo pintadinho, né Steve?
Mamys não sabe bem quem é o Steve. A menos que o Ronnie Von tenha comentado. Ela adora o Ronnie. Outro dia assisti com ela. E não é que o programa é bom mesmo? Ele não apela com coisas chulas. Ele não trata o povo como idiotas. Traz assuntos diversos, fala de tudo. Ela me falou um dia: “Os brasileiros gostam de carro preto e prata. Acho que é porque têm medo do valor da revenda". Eu olhei espantada, pois tinha sido um tema discutido por nós naquela semana, justamente a briga do marketing pra ter um portfólio de cores maior na nossa gama. E a produção e comércio com receio. Ela puxou o assunto, disse que viu no Ronnie…
O que a Dona Piedade, uma senhora de 80 anos, tem a ver com o gênio Steve? Na limpeza da panela, na forma de lavar a louça da cozinha. No cotonete no azulejo. Boa portuguesa que é, tem uma fixação pelo trabalho, como o nosso gênio. O fazer bem feito. O fazer pra si mesmo. Ninguém vai ver, ninguém vai notar? Mas eu sei que esta bem feito e fui eu quem fiz.
Ronnie, fala pra estas queridas senhorinhas que te assistem que elas são geniais na forma de ver o mundo e lidar com as coisas de suas casas. Em termos de estratégia de marketing e negócios, sabem de tudo. Administram, criam produtos incríveis a partir de sobras na geladeira, mantêm o time motivado, são duras quando têm que ser, exigentes, são excelentes negociadoras (Dona Piê numa feira é impressionante).
No dia do meu aniversário, uma homenagem pra minha mãe. Que me ensinou muito, do jeito mais simples, mesmo dizendo sempre não saber de nada. Hoje, entendi.
Era puro marketing.
Compartilhe
Veja também
-
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
-
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento
-
-
-