Ponto de vista

Mucha Musica

i 25 de julho de 2011 - 4h41

(*) Nesse post resolvi fazer uma auto-provocação. Vou falar da MTV. Acho cabotino , tento evitar, mas a história parece interessante por isso compartilho.

Trabalhei 16 anos na MTV, saí por dois anos e meio e voltei. Muitas coisas mudaram, outras , nem um pouco.

Em todos esses anos tem uma coisa que não mudou: a percepcão de que falta música à MTV.Virou cliché em grupos de pesquisa, ou rodinhas de chupadores de opinião. Nego ouviu o galo cantar em outro terreiro, liquidificou um monte de informação truncada e cravou: “pô falta música! Pra que serve o M??”

Saco!

Tudo bem, a MTV já teve mais música, lá no comecinho, quase uma rádio colorida.
Mas o modelo não durou muito tempo. Ibope, mídia e patrocínio era o que faltava. Programas e mais programas foram feitos. Alguns com música, outros sem. E assim, muito mais gente passou a consumir a MTV, a comprar a MTV, a copiar a MTV.

E a música tava lá, sempre, firme e forte, em maior ou menor medida, mas sempre faltando….E olha que esse ano, por exemplo, a MTV está ainda mais musical, mais clipes, mais shows, mais músicos , China, Chuck, ArnaldoAntunes… . Mas estamos sempre devendo.

Dizer que falta música na MTV tem cara de frase feita, ou resposta pronta pra pegar bem em momentos de pesquisa,. É tipo dizer que o artista favorito é o Caetano, que assite ao Jô Soares antes de dormir e que o que gosta na TV é documentário….

Ainda bem que eu não trabalho na MTV do Canadá….É que canais de tv paga lá, que eles chamam de specialty channels, diferentemente da maioria dos países do mundo, têm que conseguir licenças aprovadas pelo CRTC(Canadian Radio-television and Telecommunications Commission), o órgão que regula o setor.

E essas licenças, estranhamente, determinam que tais canais têm que focar sua programação num determinado gênero tipo esportes, notícias, dramaturgia, música. Nada de programção variada, cada um na sua.

Até aí, tudo bem, afinal a MTV já é um “canal especialista”. Só que quando foram lançar a MTV no Canadá: surpresa! Não tinha sobrado nenhuma licença para canais musicais (Much Music , o clone local da MTV,e seus filhotes já tinham tomado tudo). O jeito foi ficar com uma licença para canal de notícias/ factual!!!

Resultado :a MTV do Canadá NÃO passa clipe, NÃO exibe show, NÃO transmite o VMA’s… Não pode nem assobiar no corredor. Mas faz cada programa bacana de entrevista com músicos… Esses podem sim, dar uma palinha, mas no máximo 3 minutos!!! Eles também não podem passar dramaturgia, só realities. Nada de Skins, só JerseyShore (pena..)

Depois de anos no Canadá, a MTV Networks resolveu comprar a concorrência. Levou a Much Music e cia e agora se orgulha de ter , finalmente, um canal musical no país. Ufa!

Desliga o computador e vai ouvir música! Na TV!

* Zico Góes é diretor de programação da MTV Brasil