Women to Watch

Mercado lamenta morte de Preta Gil

Amigos falam da liderança feminina e do potente legado como empresária da artista e sócia da Mynd

i 21 de julho de 2025 - 19h11

Women to Watch ouviu profissionais do mercado a respeito da cantora e empresária Preta Gil, que morreu neste domingo, 20. Filha do músico Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, a artista tinha 50 anos e desde janeiro fazia um tratamento contra um câncer colorretal.

Em maio, Preta Gil se mudou para Nova York, nos Estados Unidos, em busca de tratamentos experimentais para a doença. Antes disso, no Brasil, havia passado por cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia.

Além de sua trajetória na música e na televisão, Preta também atuava no mercado publicitário. Desde 2017, era sócia da Mynd, empresa especializada no agenciamento de influenciadores e criadores de conteúdo, liderada por Fátima Pissarra e fundada por Carlos Scappini.

Veja depoimentos dos nomes do mercado mais próximos a ela sobre sua liderança e personalidade.

“Preta Gil foi uma força da natureza. Uma líder que não apenas abriu caminhos, mas escancarou portas para que outras mulheres ocupassem espaços de protagonismo na arte, na comunicação e nos negócios. Como empresária, foi ousada, estratégica e movida por propósito. Como sócia da Mynd, foi pilar de muitas das conquistas que tivemos. Quando levei pra ela a ideia de montar a Mynd ela não titubeou, disse: ‘onde eu assino, tô contigo’! Sempre, sempre amiga, estava do nosso lado em todos os momentos. Com ela, construímos nosso legado em cima do amor, respeito e diversidade. Sua visão sobre representatividade, cultura e impacto social moldou muito do que construímos juntas. Mas, mais do que uma líder brilhante, Preta era generosa. Sabia acolher, ouvir e inspirar, sempre com uma opinião forte e correta, extremamente correta em todos os sentidos, apoiando e incentivando sempre nosso caminho. Seu legado ultrapassa qualquer cargo ou título, ela transformou realidades de muitas pessoas. E é essa mulher múltipla, potente e revolucionária que a gente vai continuar celebrando, em cada projeto, em cada palco, em cada voz que ela ajudou a amplificar.”

Fátima Pissarra, CEO da Mynd

“Preta foi uma liderança rara. Tinha sensibilidade, coragem e uma capacidade inata de transformar valores em ação, tanto na arte quanto nos negócios. Como sócia da Mynd, foi essencial para consolidarmos um modelo de agência que não só movimenta a indústria criativa, mas também gera impacto social real. Trabalhar ao lado dela foi uma experiência profundamente transformadora. A Preta pensava grande, apostava nas pessoas certas e sempre trouxe uma perspectiva humana e autêntica para a mesa. Seu legado como empresária é tão potente quanto sua trajetória artística. Continuaremos honrando os propósitos e valores que ela trouxe para a Mynd e que transformam o mercado e a sociedade em lugares melhores.”

Carlos Scappini, sócio e fundador da Mynd

Preta Gil, Fátima Pissarra e (Crédito: Divulgação)

Fátima Pissarra, Preta Gil e Carlos Scappini, da Mynd (Crédito: Divulgação)

“Preta Gil foi uma das pessoas mais potentes com quem tive a honra de trabalhar. Uma mulher que usava sua voz com coragem, inteligência e generosidade dentro e fora dos palcos. Durante os anos em que estivemos juntas em projetos de comunicação e cultura, vi de perto sua capacidade de transformar conversas em movimentos e causas em ações concretas. Preta entendia o impacto que podia causar e fazia questão de usar sua influência para abrir espaço, dar visibilidade e provocar mudanças estruturais. Como empresária, era inquieta, estratégica e muito à frente do seu tempo. Como ser humano, era luz, afeto e presença. Seu legado está na coragem de existir com verdade e isso é eterno.”

Melina Tavares, CEO da Melina Tavares Comunicação

Preta Gil e Melina Tavares, fundadora e CEO da Melina Tavares Comunicação, assessoria de comunicação da artista e empresária (Crédito: Divulgação)

Preta Gil e Melina Tavares, fundadora e CEO da Melina Tavares Comunicação, assessoria de comunicação da artista e empresária (Crédito: Divulgação)

“Coragem e generosidade. Isso é Preta Gil. A coragem de ser quem se é, de ser livre, de viver intensamente e à frente do seu tempo. Generosidade em compartilhar seus saberes, em dividir suas vivências e experiências para outras pessoas, em reconhecer talentos e ofertar oportunidades para aqueles e aquelas que ela acreditava. Preta é só amor…e é eterna.”

Maíra Azevedo (Tia Má), jornalista, atriz e influenciadora

“A Preta sempre foi uma mulher visionária e generosa. Quando comecei a trabalhar com a internet, minha primeira publicidade foi junto com ela. E eu estava ali, começando e super nervoso. Ela segurou em minha mão e parecia que eu estava em casa. Ela é luz.”

John Drops, influenciador