Assinar

Você não entende nada de cinema

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Você não entende nada de cinema


4 de fevereiro de 2013 - 12h49

Esse você do título não é, necessariamente, você leitor. Pode ser seu amigo do futebol das quartas-feiras, a mídia da agência em que você trabalha ou, até mesmo, o seu cunhado. Mas ele existe e se faz presente nos dias que antecedem a entrega do Oscar.

Por isso esse artigo, acima de tudo, é um serviço para incrementar os conhecimentos a respeito da sétima arte e ajudar o você (não você) a impressionar amigos, colegas e cunhados em geral.

O mercado de cinema no Brasil em 2012 cresceu 15,6% em faturamento, comparado com 2011, e totalizou R$ 1.638.284.931,00. Isso mesmo 1,6 bilhão de reais. Nos Estados Unidos esse número é de 22 bilhões de reais.

O número de ingressos vendidos cresceu 5% e resultou em 148.802.432 tickets. Ou seja, número que corresponde a ¾ da população brasileira. Nos Estados Unidos a venda de ingressos alcançou 1,36 bilhão de unidades.

Foram inauguradas 191 salas e o Brasil fechou 2012 com 2.564 cinemas, 8% a mais que em 2011. Dessas, 655 são 3D.

O preço médio do ingresso é de R$ 11,00 e se você não pagou esse valor em nenhuma das vezes que foi ao cinema em 2012 é porque está em extinção e ainda paga inteira.

De todos os 146 milhões de ingressos vendidos, 15,3 milhões foram destinados aos filmes nacionais, o que não deixa de ser uma generosidade da população brasileira diante da carteira diminuta de lançamentos na língua pátria.

O campeão de audiência em 2012 foi Os Vingadores (Disney) com 10,9 milhões de ingressos vendidos, seguido de Amanhecer – Parte 2 (Paris) com 10,1 milhões, A Era do Gelo 4 (Fox) com 8,7 milhões, Madagascar 3 – Os Procurados (Paramount) com 5,2 milhões e O Espetacular Homem Aranha (Sony) com 5,1 milhões.

O filme brasileiro mais bem posicionado em 2012 foi o Até Que a Sorte nos Separe, um consórcio entre a Dowtown, Paris e RioFilmes, com 3,4 milhões de ingressos.

A distribuidora com maior público foi a Sony, 21,9 milhões de ingressos, seguida da Fox, 21,3 milhões e da Paris com 18,6 milhões de ingressos. Lembre-se a Paris é uma distribuidora nacional com forte presença na produção de conteúdos brasileiros (62,9% de market share em público dos nacionais em 2012) e destacada atividade internacional.

No último dia 31 de janeiro o Ministério da Cultura junto com a Ancine (agência federal responsável pela atividade audiovisual no Brasil) e o BNDES divulgaram linha de crédito de R$ 146 milhões para aquisição de projetores digitais e equipamentos complementares e sua instalação em salas de exibidores brasileiros.

Pronto. Agora você (seja lá quem for) já está preparado para enfrentar a maratona de conversas sobre o Oscar e apresentar mais conhecimento do que os tradicionais “achismos”. Sobre quem vai ganhar a estatueta? Assista os concorrentes e escolha o seu preferido. Isso você pode fazer. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Pesquisa da Neotrust Confi aponta um possível crescimento nas vendas após a retração de 2023

  • Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Marca de luxo masculina com influências japonesas realizou investimento inicial de R$ 4 milhões, e planeja crescimento de R$ 2 milhões no primeiro ano