Meio & Mensagem
4 de fevereiro de 2013 - 12h49
Esse você do título não é, necessariamente, você leitor. Pode ser seu amigo do futebol das quartas-feiras, a mídia da agência em que você trabalha ou, até mesmo, o seu cunhado. Mas ele existe e se faz presente nos dias que antecedem a entrega do Oscar.
Por isso esse artigo, acima de tudo, é um serviço para incrementar os conhecimentos a respeito da sétima arte e ajudar o você (não você) a impressionar amigos, colegas e cunhados em geral.
O mercado de cinema no Brasil em 2012 cresceu 15,6% em faturamento, comparado com 2011, e totalizou R$ 1.638.284.931,00. Isso mesmo 1,6 bilhão de reais. Nos Estados Unidos esse número é de 22 bilhões de reais.
O número de ingressos vendidos cresceu 5% e resultou em 148.802.432 tickets. Ou seja, número que corresponde a ¾ da população brasileira. Nos Estados Unidos a venda de ingressos alcançou 1,36 bilhão de unidades.
Foram inauguradas 191 salas e o Brasil fechou 2012 com 2.564 cinemas, 8% a mais que em 2011. Dessas, 655 são 3D.
O preço médio do ingresso é de R$ 11,00 e se você não pagou esse valor em nenhuma das vezes que foi ao cinema em 2012 é porque está em extinção e ainda paga inteira.
De todos os 146 milhões de ingressos vendidos, 15,3 milhões foram destinados aos filmes nacionais, o que não deixa de ser uma generosidade da população brasileira diante da carteira diminuta de lançamentos na língua pátria.
O campeão de audiência em 2012 foi Os Vingadores (Disney) com 10,9 milhões de ingressos vendidos, seguido de Amanhecer – Parte 2 (Paris) com 10,1 milhões, A Era do Gelo 4 (Fox) com 8,7 milhões, Madagascar 3 – Os Procurados (Paramount) com 5,2 milhões e O Espetacular Homem Aranha (Sony) com 5,1 milhões.
O filme brasileiro mais bem posicionado em 2012 foi o Até Que a Sorte nos Separe, um consórcio entre a Dowtown, Paris e RioFilmes, com 3,4 milhões de ingressos.
A distribuidora com maior público foi a Sony, 21,9 milhões de ingressos, seguida da Fox, 21,3 milhões e da Paris com 18,6 milhões de ingressos. Lembre-se a Paris é uma distribuidora nacional com forte presença na produção de conteúdos brasileiros (62,9% de market share em público dos nacionais em 2012) e destacada atividade internacional.
No último dia 31 de janeiro o Ministério da Cultura junto com a Ancine (agência federal responsável pela atividade audiovisual no Brasil) e o BNDES divulgaram linha de crédito de R$ 146 milhões para aquisição de projetores digitais e equipamentos complementares e sua instalação em salas de exibidores brasileiros.
Pronto. Agora você (seja lá quem for) já está preparado para enfrentar a maratona de conversas sobre o Oscar e apresentar mais conhecimento do que os tradicionais “achismos”. Sobre quem vai ganhar a estatueta? Assista os concorrentes e escolha o seu preferido. Isso você pode fazer.
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