Porque a Fiat Strada deixou o Gol para trás

Buscar

Porque a Fiat Strada deixou o Gol para trás

Buscar
Publicidade

Marketing

Porque a Fiat Strada deixou o Gol para trás

É a primeira vez que uma picape lidera a venda mensal de veículos no mercado automotivo nacional


4 de abril de 2014 - 11h41

A picape Fiat Strada foi o modelo mais vendido entre todos os segmentos de automóveis no mês de março, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Com 13.020 unidades comercializadas, ficou à frente do Palio, também da Fiat (12.870 unidades) e do Gol, da Volkswagen (12.540 veículos), que reinou por muitos anos na liderança. A ascensão do Strada também é um marco, por ser a primeira vez que uma picape ficou à frente nas vendas totais no mercado automotivo nacional.

Maria Lucia Antonio, gerente de marketing da Fiat, atribui esse desempenho a um conjunto de fatores. Segundo a executiva, Strada é um modelo muito desejado desde que chegou ao mercado brasileiro, em 1998, e não apenas por quem o utiliza para trabalhar. As evoluções tecnológicas e de design do carro passaram a atrair também um público jovem – tanto homens, quanto mulheres – que se identifica com o posicionamento da versão cabine dupla Adventure, por exemplo, no espírito jovem e aventureiro.

“Este é um modelo que se reinventa ao longo do tempo: era simples, veio a cabine dupla, e depois surgiram muitos opcionais e acessórios. Agora se destaca com uma terceira porta reversa, que facilita a entrada no banco de trás. Tem gente que nem abre a capota, com medo de arranhar a pintura”, brinca Maria Lucia, em alusão ao novo perfil de consumidor do carro. A executiva também lembra que o mercado tem mudado muito. Além da saída de modelos campeões de vendas como o Mille e a Kombi, o consumidor não se sente mais preso a determinados modelos de acordo com sua idade. Para ela, a indústria segmenta de um jeito e o consumidor, de outro.

Maria Lucia diz que o varejo deverá enfrentar um ano atípico, com mercado mais agressivo, de consumidores mais endividados e sem o benefício do IPI reduzido. Nesse cenário, mesmo não sendo o modelo mais barato do segmento de picapes pequenas, o Fiat Strada tem conseguido se destacar. A campanha da última versão, com a porta reversa, lançado no fim de 2013 pela Agência Fiat (Leo Burnett e Click), seguiu a estratégia de forçar a nota no posicionamento do Strada. Pelo visto, continua dando certo. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas