Porque a Fiat Strada deixou o Gol para trás
É a primeira vez que uma picape lidera a venda mensal de veículos no mercado automotivo nacional
É a primeira vez que uma picape lidera a venda mensal de veículos no mercado automotivo nacional
Roseani Rocha
4 de abril de 2014 - 11h41
A picape Fiat Strada foi o modelo mais vendido entre todos os segmentos de automóveis no mês de março, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Com 13.020 unidades comercializadas, ficou à frente do Palio, também da Fiat (12.870 unidades) e do Gol, da Volkswagen (12.540 veículos), que reinou por muitos anos na liderança. A ascensão do Strada também é um marco, por ser a primeira vez que uma picape ficou à frente nas vendas totais no mercado automotivo nacional.
Maria Lucia Antonio, gerente de marketing da Fiat, atribui esse desempenho a um conjunto de fatores. Segundo a executiva, Strada é um modelo muito desejado desde que chegou ao mercado brasileiro, em 1998, e não apenas por quem o utiliza para trabalhar. As evoluções tecnológicas e de design do carro passaram a atrair também um público jovem – tanto homens, quanto mulheres – que se identifica com o posicionamento da versão cabine dupla Adventure, por exemplo, no espírito jovem e aventureiro.
“Este é um modelo que se reinventa ao longo do tempo: era simples, veio a cabine dupla, e depois surgiram muitos opcionais e acessórios. Agora se destaca com uma terceira porta reversa, que facilita a entrada no banco de trás. Tem gente que nem abre a capota, com medo de arranhar a pintura”, brinca Maria Lucia, em alusão ao novo perfil de consumidor do carro. A executiva também lembra que o mercado tem mudado muito. Além da saída de modelos campeões de vendas como o Mille e a Kombi, o consumidor não se sente mais preso a determinados modelos de acordo com sua idade. Para ela, a indústria segmenta de um jeito e o consumidor, de outro.
Maria Lucia diz que o varejo deverá enfrentar um ano atípico, com mercado mais agressivo, de consumidores mais endividados e sem o benefício do IPI reduzido. Nesse cenário, mesmo não sendo o modelo mais barato do segmento de picapes pequenas, o Fiat Strada tem conseguido se destacar. A campanha da última versão, com a porta reversa, lançado no fim de 2013 pela Agência Fiat (Leo Burnett e Click), seguiu a estratégia de forçar a nota no posicionamento do Strada. Pelo visto, continua dando certo.
Compartilhe
Veja também
Petra assume naming rights de Zuca – A Casa da Música Brasileira
Marca do Grupo Petrópolis, busca reforçar seu compromisso na promoção da cultura e música nacionais
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023