Série: Design, da estética à criação de valor
Antes focado em questões funcionais, o design evoluiu para um papel baseado em comportamento, estratégia e questões sociais
Série: Design, da estética à criação de valor
BuscarSérie: Design, da estética à criação de valor
BuscarAntes focado em questões funcionais, o design evoluiu para um papel baseado em comportamento, estratégia e questões sociais
Luiz Gustavo Pacete
30 de julho de 2018 - 10h56
Qual o papel do design em uma sociedade em ciclos de transformação cada vez mais constantes? E, neste contexto, de que maneira o design passa a ser uma disciplina extremamente estratégica para as marcas? Essas e outras perguntas são respondidas na série Design Além da Forma. Os quatro episódios, já disponíveis no YouTube, tratam da transformação do papel do design em cinco segmentos: Embalagens, Automóveis, Roupas e Móveis e Imóveis.
“Não existe mais o design somente pela forma, ele deve estar a serviço da estratégia. O design evoluiu de uma ferramenta que ajudava a criar identificação para criar valor”, afirma Daniella Bianchi, diretora-geral da Interbrand. No episódio Embalagens, por exemplo, Daniella destaca o papel desempenhado pela Starbucks que conseguiu transformar serviço em experiência.
Para Luis Bartolomei, CEO da agência CBA+G, a relação do design com as marcas é intrínseca e cada vez mais forte. “Há algumas décadas, o design estava ligado a questão produtiva de melhores processos e formatos. Aí, as empresas evoluíram para uma fase sobre conceito de marketing e foco no consumidor, e o design também acompanhou essa transformação”, explica. No episódio Automóveis, Bartolomei traça uma perspectiva histórica do papel do design nos tempos do fordismo, por exemplo, e atualmente, diante das intensas transformações na indústria automotiva.
Para Eva Farah, expert da WGSN, assim como a moda, o design evoluiu diretamente vinculado a comportamento e social se fundindo em uma coisa só. No episódio Roupas, Eva destaca como o design vem desempenhando um papel cada vez mais importante nas mudanças vividas pela moda. Por fim, no episódio Móveis e Imóveis, o designer Robin Boateng, da afroguerrilha, comenta a relação do design com as periferias e o espaço urbano. “Quando o design deixa de fazer sentido para as pessoas ou impõem algo, certamente ele será burlado”, afirma Boateng.
Todos os episódios da série já estão disponíveis:
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros