Subway quer acabar com uso de plástico na América Latina
Marca traçou ações e campanha com quatro etapas para reduzir em 100% a presença de plástico em suas unidades
7 de junho de 2019 - 18h41Em um plano de quatro fases, a Subway América Latina começa nesta sexta-feira, 7, a campanha #NãoSalvemOsCanudos cujo objetivo final é reduzir em 100% o uso de plástico em seus restaurantes na América Latina. Na primeira fase, que inicia no Dia Mundial dos Oceanos, a marca disponibiliza fotos e notícias sobre preservação ambiental no hotsite da campanha e sugere que o público apoie a Fundação Chelonia, sediada em Porto Rico, que trabalha para preservar praias e áreas onde as tartarugas marinhas estão em risco de extinção.

Iniciativa é inspirada em teste da marca na Costa Rica (Crédito: Divulgação/Subway)
O conteúdo está disponível no Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Porto Rico, Panamá, Guatemala, Honduras, El Salvador, Peru, Uruguai, e República Dominicana, e foi feito com a Posibl, empresa multimídia que atua no desenvolvimento de conteúdo e iniciativas de impacto social. Junto com a primeira fase, a rede pretende chegar a redução de 50% no uso do material até 2020 na região.
A segunda fase consiste na busca por alternativas mais ecológicas que cumpram a mesma função que os materiais de plástico e, na terceira, a marca definirá uma data objetiva para se tornar a 100% livre de plástico. Por fim, no quarto passo, a empresa quer se tornar líder do setor de fast-food por meio das suas iniciativas de responsabilidade corporativa.

Empresas aderem ao movimento sem canudos
O movimento pela redução do uso de plástico começou a ser adotado pelas marcas com mais intensidade quando, em agosto de 2018, começou a viralizar um vídeo de uma tartaruga sufocando com um canudo de plástico. Hoje, o projeto de lei 92/2018 prevê a retirada progressiva de pratos, copos, bandejas e talheres de plásticos para o consumo de produtos alimentícios até uma retirada completa em dez anos. Rio Grande do Norte, Distrito Federal e a capital fluminense já baniram o uso de canudos de plástico.
Este mês, a Unilever também anunciou um plano para ter, até 2025, 25% de resina reciclada nas embalagens plásticas e um projeto para garantir que elas sejam criadas de forma a permitir a reutilização, a reciclagem ou a compostagem. Estão nessa iniciativa as marcas Omo, Love Beauty and Planet, Seda, Tresemmé e Dove.Outras marcas, como The Body Shop e Adidas, lançaram este ano produtos feitos de material reciclável. A The Body Shop firmou uma parceria com a Plastics For Change, fabricante indiana de plástico reciclável, para criar embalagens com os produtos, enquanto a Adidas lançou a Parley, linha de produtos cujo principal, o tênis, é confeccionado com o reaproveitamento de garrafas plásticas retiradas do oceano. Segundo a marca, cada par fabricado evita que onze garrafas sejam descartadas.