Tocha Olímpica: mais de 250 cidades
Revezamento do maior símbolo dos jogos impactará 90% da população brasileira com patrocínio da Coca-Cola, Bradesco e Nissan
Revezamento do maior símbolo dos jogos impactará 90% da população brasileira com patrocínio da Coca-Cola, Bradesco e Nissan
Teresa Levin
29 de janeiro de 2015 - 3h22
A Tocha Olímpica, o maior símbolo de uma Olimpíada, chega ao Brasil em maio de 2016 quando começa o seu já tradicional Revezamento, que, desta vez, passará por mais de 250 cidades, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. A ideia é que ela impacte diretamente mais de 90% da população brasileira na iniciativa que conta com o patrocínio da Coca-Cola, parceira do projeto desde 1992, Bradesco e Nissan. O símbolo máximo dos Jogos Olímpicos percorrerá o País durante mais de cem dias, passando por 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas pelo ar.
“Ao conquistar os Jogos Olímpicos de 2016, prometemos integrar o país aos Jogos – um evento feito por todos, para todos os brasileiros e com a cara do Brasil para o mundo. Realizar o Revezamento da Tocha Olímpica no país inteiro é cumprir essa promessa e dar a milhões de pessoas a chance de participar de uma comemoração que ficará na memória”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 29, no Rio de Janeiro.
Serão dez mil condutores que carregarão a Tocha ao longo de todo o seu trajeto. Eles serão escolhidos através de iniciativas tanto do Comitê Organizador do Jogos Rio 2016, quando dos patrocinadores A Nissan ainda não revela como estas pessoas serão escolhidas mas o Bradesco, banco que está presente em todos os municípios brasileiros, antecipa o seu principal critério. “Vamos procurar pessoas que são engajadas na comunidade e que traduzam o espírito destas localidades. Seja ele em ações sociais, ou ligadas ao esporte, pessoas que representem a importância de trazer esta chama olímpica para o dia a dia do brasileiro. Serve como um reconhecimento também”, explicou Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco.
Já a Coca-Cola ainda está em um momento de planejamento de todo o processo mas antecipa que terá campanhas publicitárias nacionais ligadas a este evento e também uma outra ação nacional para definir quem participará levando a Tocha. “As pessoas serão selecionadas com base em suas histórias que poderão ser ligadas ao esporte ou a um efeito positivo em suas comunidades”, explica Flavio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Ele acrescenta que, para a multinacional, o Revezamento da Tocha Olímpica é um dos ativos mais importantes dos jogos. “Te dá a chance de levar a magia dos Jogos Olímpicos para todo o País e não só para a cidade sede. Gera uma comoção e um engajamento de todos os brasileiros, milhões de pessoas serão tocadas. Para a marca isto é muito importante. Esta é uma ferramenta única”, comenta.
A Nissan faz a mesma análise deste evento, pois considera a tocha calor humano. “E é o que o Brasil mais tem”, apontou o presidente da empresa, François Dossa. Ele lembrou que a montadora, que chegou aqui há dois anos, tem hoje 2,7% de market share e espera chegar a 8% em 2019. O Brasil é hoje o quarto mercado mundial do setor de automóveis, frisou o executivo para ilustrar a importância do país para a empresa.
Marca
O Revezamento da Tocha Olímpica ganhou uma marca própria que foi desenvolvida pela equipe interna do Comitê Olímpico Rio 2016, sob coordenação da diretora de marcas Beth Lula. Já a Tocha, que terá seu design e percurso apresentado em maio, foi criada por uma empresa brasileira escolhida através de um concurso. Todos os detalhes serão revelados na ocasião de seu lançamento.
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