Turma da Mônica e o consumo de álcool
Ambev faz parceria com Maurício de Sousa Produções em projeto sobre consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos
Ambev faz parceria com Maurício de Sousa Produções em projeto sobre consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos
Nathalie Ursini
22 de outubro de 2013 - 4h33
A Ambev dá continuidade a sua estratégia de consumo responsável de álcool que defende desde 2003. Para falar sobre a ingestão indevida de bebidas alcoólicas por jovens menores de 18 anos, a empresa fez uma parceria com a Maurício de Sousa Produções e uma equipe de especialistas. O objetivo é ensinar os pais e os educadores como tratar o assunto com os jovens.
O projeto Papo em Família, apresentado nessa terça-feira 22, aborda a importância do papel da família na educação e na influência dos jovens. Segundo pesquisa realizada pela Ambev em 11 países diferentes, os pais não tem costume de conversar sobre o assunto com seus filhos. Para a marca, esse é um problema da sociedade, já que de acordo com pesquisa realizada pelo International Center for Alcohol Policies (ICAP), 46% dos jovens consumiram bebida alcoólica pela primeira vez dentro de casa.
O produto principal da iniciativa é a cartilha “Papo em Família – Como falar sobre bebidas alcoólicas com menores de 18 anos”. O material será distribuído nas 21 ONGs parceiras da Ambev e disponibilizado no portal do projeto para consulta e download. De acordo com Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da fabricante, o objetivo é que o material seja utilizado como ferramenta educacional. “Estamos disponibilizando no site porque é uma iniciativa de um grupo para a sociedade como um todo. Queremos que seja utilizada no nas redes estaduais de ensino, também. Basta ir ao site e pegar o material”, explica.
Segundo os especialistas, para cada faixa etária, há uma forma diferente de abordagem. E pensando na identificação com esses jovens, cada etapa da Turma da Mônica é adaptada à realidade. A turma clássica será utilizada na educação de crianças ainda pequenas, onde a vigilância e a proibição são as atitudes mais indicadas. Para os adolescentes, a Turma da Mônica Jovem entra em ação com o papel do diálogo. Já os jovens que completam 18 anos e ingressam na faculdade são representados pela Turma da Tina.
Além da cartilha, que aborda o que deve ser falado com os jovens sobre o assunto, quando é o momento certo de conversar com eles, a forma como deve ser feita e as consequências físicas do álcool nos jovens, o projeto reúne outros materiais como webséries, revistinhas e tirinhas. Todo o conteúdo ficará reunido no portal Papo em Família, que se estende até o fim de 2014. Todo o conteúdo é baseado nas orientações da cartilhas, exemplificando com situações do cotidiano.
Para desenvolver o conteúdo, a Ambev contou com a parceria de profissionais especialistas que durante um ano trabalharam na criação do material. São eles: Rosely Sayão, psicóloga e educadora; Dr. Arthur Guerra, psiquiatra e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da USP; Dartiu Xavier da Silveira, professor da Unifesp e fundador da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas; Edemilson Antunes, cientista social e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP; e Bettina Grajcer, médica especialista em prevenção e saúde coletiva.
Compartilhe
Veja também
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda