Assinar

Turma da Mônica e o consumo de álcool

Buscar

Turma da Mônica e o consumo de álcool

Buscar
Publicidade
Marketing

Turma da Mônica e o consumo de álcool

Ambev faz parceria com Maurício de Sousa Produções em projeto sobre consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos


22 de outubro de 2013 - 4h33

A Ambev dá continuidade a sua estratégia de consumo responsável de álcool que defende desde 2003. Para falar sobre a ingestão indevida de bebidas alcoólicas por jovens menores de 18 anos, a empresa fez uma parceria com a Maurício de Sousa Produções e uma equipe de especialistas. O objetivo é ensinar os pais e os educadores como tratar o assunto com os jovens.

O projeto Papo em Família, apresentado nessa terça-feira 22, aborda a importância do papel da família na educação e na influência dos jovens. Segundo pesquisa realizada pela Ambev em 11 países diferentes, os pais não tem costume de conversar sobre o assunto com seus filhos. Para a marca, esse é um problema da sociedade, já que de acordo com pesquisa realizada pelo International Center for Alcohol Policies (ICAP), 46% dos jovens consumiram bebida alcoólica pela primeira vez dentro de casa.

wrapswraps
O produto principal da iniciativa é a cartilha “Papo em Família – Como falar sobre bebidas alcoólicas com menores de 18 anos”. O material será distribuído nas 21 ONGs parceiras da Ambev e disponibilizado no portal do projeto para consulta e download. De acordo com Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da fabricante, o objetivo é que o material seja utilizado como ferramenta educacional. “Estamos disponibilizando no site porque é uma iniciativa de um grupo para a sociedade como um todo. Queremos que seja utilizada no nas redes estaduais de ensino, também. Basta ir ao site e pegar o material”, explica.
wraps
Segundo os especialistas, para cada faixa etária, há uma forma diferente de abordagem. E pensando na identificação com esses jovens, cada etapa da Turma da Mônica é adaptada à realidade. A turma clássica será utilizada na educação de crianças ainda pequenas, onde a vigilância e a proibição são as atitudes mais indicadas. Para os adolescentes, a Turma da Mônica Jovem entra em ação com o papel do diálogo. Já os jovens que completam 18 anos e ingressam na faculdade são representados pela Turma da Tina.

Além da cartilha, que aborda o que deve ser falado com os jovens sobre o assunto, quando é o momento certo de conversar com eles, a forma como deve ser feita e as consequências físicas do álcool nos jovens, o projeto reúne outros materiais como webséries, revistinhas e tirinhas. Todo o conteúdo ficará reunido no portal Papo em Família, que se estende até o fim de 2014. Todo o conteúdo é baseado nas orientações da cartilhas, exemplificando com situações do cotidiano.

Para desenvolver o conteúdo, a Ambev contou com a parceria de profissionais especialistas que durante um ano trabalharam na criação do material. São eles: Rosely Sayão, psicóloga e educadora; Dr. Arthur Guerra, psiquiatra e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da USP; Dartiu Xavier da Silveira, professor da Unifesp e fundador da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas; Edemilson Antunes, cientista social e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP; e Bettina Grajcer, médica especialista em prevenção e saúde coletiva.  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão

  • Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda