Volks apoia Mundial de Futebol de Rua
Torneio sediado em São Paulo reúne 300 jogadores de 20 países até sábado, 12 de julho
Em meio à realização da Copa do Mundo, o Brasil será palco do Mundial de Futebol de Rua. Disputado por 24 times, de 20 países, num total de 300 jogadores, o torneio acontece na cidade de São Paulo. A fase classificatória será na arena montada no Largo da Batata até sexta-feira, 11, enquanto que a final na Avenida Ipiranga, no sábado, 12. A entrada é gratuita.
O campeonato é realizado pela instituição argentina Fundação Futebol e Desenvolvimento (FuDe), pelo Movimiento de Futbol Callejero e pela ONG Ação Educativa, e tem como meta promover a solidariedade, cooperação e inclusão social. A iniciativa tem o apoio do programa A Chance to Play – O Direito de Brincar, que é promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes — Alemanha, com suporte da Volkswagen.
O futebol de rua tem três tempos. No primeiro, os participantes discutem quais serão as regras da partida, que devem envolver ações de cidadania, como respeito ao outro time, e o sistema de pontuação. O segundo tempo é o jogo de futebol. Já o último é uma discussão sobre a partida, cujo resultado não é contabilizado apenas pela quantidade de gols marcados, mas também pelo respeito às regras definidas no primeiro tempo. Não há juiz, mas um mediador.
Os times são sempre mistos, com meninos e meninas jogam juntos. Todos os 300 jovens participantes são assistidos por projetos sociais em suas comunidades de origem. Essa é a terceira edição do Mundial de Futebol de Rua. A primeira foi em 2006, na Alemanha, e a segunda, em 2010, na África do Sul.